O ideal, para conseguir esse efeito, é consumir duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco ao dia e alternar com uma dieta balanceada, seguindo as seguintes dicas: Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar. Além do chá de hibisco, beba pelo menos 2 litros por dia.
Independente do tipo de chá, para manter o sabor e aroma da erva, é necessário que o consumidor mantenha o produto em uma embalagem escura e hermeticamente lacrada, como uma lata. Deve-se evitar embalagens transparentes (para evitar a exposição à luz) ou de madeira (o odor da madeira pode influenciar o aroma da erva).
O chá verde pode ser preparado e armazenado em temperatura ambiente ou em geladeira por até 24 horas, já que durante este período não há alterações em suas propriedades funcionais, é o que afirmam alguns especialistas.
Erva-mate, flores e frutas No caso das infusões preparadas à base de ervas, flores e frutas secas, como camomila e hortelã, o tempo de infusão pode ser maior, de 5 a 10 minutos. "Essas ervas geralmente não têm taninos, por isso pode deixar mais tempo sem perda de sabor e sem amargar", afirma Saueressig.
O chá em folha deve ser guardado em recipientes próprios para alimentos, escuros (para evitar a exposição solar) e com tampas herméticas (para evitar o contacto com o ar e a humidade), de preferência em latas ou frascos de metal ou cerâmica.
O chá a granel deve ser armazenado com cuidado, pois é vulnerável à luz, ao ar e à umidade. As folhas secas, assim como uma esponja, absorvem os sabores e aromas com os quais entram em contato e têm que ficar em local hermético, fresco e seco.
Caso você não o tenha em casa, pode substituí-lo por um clássico chá verde com aroma de menta. Para ter o copo com cubos de gelo, é só congelar o chá em forminhas.
Congelar – in natura Coloque em saquinhos, tentando tirar o máximo de ar possível. Lacre e congele para usar ao longo do ano.
Quando a água estiver fervendo, coloque o hibisco e em seguida desligue o fogo. Abafe a mistura por alguns minutos. Depois coe e leve à geladeira. As propriedades medicinais do chá são mantidas por até 24 horas.
Como preparar chá Como fazer: basta adicionar as folhas de Camellia sinensis numa xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por entre 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo as folhas ficarem repousando, mais forte será o sabor do chá e mais compostos estarão presentes na água.
Ferver a folha da erva na hora de fazer o chá, por exemplo, é um erro bastante comum que deve ser evitado. Isso porque, se você ferve as folhas, pode acabar eliminando suas qualidades e, além de não garantir os benefícios da erva, ainda acaba produzindo uma bebida com sabor muito amargo.
Água a 100°C, é hora de fazer o chá de fato. Coloque o saquinho de chá na xícara e, em seguida, despeje a água fervente. Se for chá verde, ele deverá ficar imerso na água por 2 minutos; se for preto ou infusão, por um período de 2 a 3 minutos para que a bebida atinja seu máximo sabor.
Se você gosta do seu chá mais forte, o recomendado é colocar mais erva e não deixar mais tempo na infusão. (Deixar mais tempo na infusão apenas deixará seu chá mais amargo e não mais forte).
Esse processo é melhor para as folhas, flores e ervas aromáticas. Isso porque, ao ferver essas ervas, elas podem se volatizar - isto é, perder a função médica pelo alto calor. Às vezes quando a gente está cozinhando a planta perde a propriedade medicinal.
O hábito de tomar chás é muito saudável, mas a combinação entre chás e remédios pode desencadear um problema de saúde muito grave. Costumamos usar chá para gripe, para dor de garganta, chá para emagrecer e diversas outras causas.
Coloque um saquinho em uma xícara de chá. Encha de água fervente e deixe em infusão, por aproximadamente, 3 minutos, até adquirir cor e sabor. Adoce a gosto.
Marcas como Lovers, Leão e Desinchá possuem opções para todos os gostos e necessidades, como melhorar o sono, diminuir a ansiedade e até emagrecer. Confira abaixo como escolher e aproveite o nosso ranking com os 10 melhores sachês de chá!
Encha o bule com água fria antes de ferver. A água quente da torneira fará um chá menos saboroso pois tem menos oxigênio do que a água fria. O sabor da água afeta o sabor do chá, então use água filtrada ou água engarrafada. Para a maioria dos chás, você vai precisar de 240 ml de água para cada saquinho.
SOBRE O PRODUTO