O oxigênio é um elemento muito importante para o processo da fosforilação oxidativa, pois ele contribui para a oxidação das moléculas, formando novas moléculas de adenosina trifosfato (ATP) e produzindo energia. Os estudos acerca da fosforilação iniciaram em 1906, a partir de Arthur Harden.
A energia liberada pelos elétrons de NADH e do FADH2 em sua passagem pela cadeia respiratória rendem, teoricamente, 34 moléculas de ATP. Em condições normais, porém, esse rendimento é menor, sendo formadas 26 moléculas.
Cadeia respiratória é a etapa da respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias, precisamente em sua membrana interna pregueada. ... Os eletros resultantes da cadeia respiratória são captados por moléculas de oxigênio, funcionando como aceptores finais de elétrons, produzindo água.
As cristas mitocondriais são responsáveis por garantir o aumento da superfície da membrana interna. Nessa crista, é possível perceber a presença de enzimas e também outros componentes que são importantes no processo de respiração celular.
A membrana mitocondrial externa é lisa, mas a membrana interna é arranjada em uma série de dobras chamadas de cristas. Como as cristas de uma mitocôndria contribuem para sua função de produção de energia? ... As cristas de uma mitocôndria diminuem a passagem da glicose, retendo assim, a energia contida na organela.
Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.
glicose
Resposta: A respiração celular irá ter sérios prejuízos, pois essa depende de suprimento de O2 para realização de suas atividades, com isso a célula para de receber O2, não produz energia, e caso o quadro não seja corrigido rapidamente ocorre morte celular por isquemia que é a falta de ar.