A crise começou quando os soviéticos, em resposta à instalação de mísseis nucleares na Turquia, Inglaterra e Itália em 1961 e à invasão de Cuba pelos Estados Unidos no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba.
O episódio chamado de Crise dos Mísseis de 1962 refere-se aos treze dias de impasse entre Estados Unidos e União Soviética, em outubro de 1962, devido à instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha caribenha de Cuba. ... O novo governo de Cuba alinhou-se a URSS e se tornou dependente economicamente desse país.
Cuba
A Crise do Mísseis, ocorrida em outubro de 1962, foi um incidente diplomático entre Estados Unidos e União Soviética, por causa da instalação de mísseis em Cuba. O evento é o considerado o momento mais tenso da Guerra Fria quando o mundo teve chances reais de sucumbir a uma guerra nuclear.
Détente (1963-1979) É interessante observar que após a crise dos mísseis, em que a tensão chegou ao auge na Guerra Fria, os blocos começaram a modificar sua postura, tentando evitar um possível conflito nuclear.
E chamada de "fria porque não houve um confronto direto entre as duas superpotências, mas houve. enfrentamento indireto em diferentes conflitos regionals, tais como: O. Revolução Mexicana, independência de Cuba e Guerra do Paraguai.
durante o período da Guerra Fria,Cuba tornou-se um foco de tensão e de rivalidade ao governo dos EUA,uma vez que se alinhou a União soviética. Ocorreram vários momentos de instabilidade,como a crise dos Mísseis.
O momento de maior tensão em toda a Guerra Fria ficou conhecido como Crise dos Mísseis e aconteceu em Cuba, em 1962. Cuba havia passado por uma revolução nacionalista, em 1959, e um tempo depois aliou-se com os soviéticos por causa dos embargos americanos.
Veja como foi o conflito de permanentes ameaças entre os Estados Unidos da América e a então Rússia comunista (líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) após a 2ª Guerra Mundial.
A Guerra Fria encerrou-se com a dissolução da União Soviética em 26 de dezembro de 1991 e foi o resultado de uma forte crise política e econômica que se arrastou no bloco comunista ao longo de toda a década de 1980. ... No final da década de 1980, mudanças drásticas aconteceram na Polônia e Alemanha Oriental, por exemplo.
O principal elemento da Guerra Fria foi a divisão da Europa entre o Capitalismo e o Comunismo e a consequente expansão para o mundo.
Não é característica da guerra fria: a) confronto ideológico que pressupõe equilíbrio nuclear entre as potências. b) polarização do mundo em dois blocos políticos militares. c) distensão política e alinhamento internacional entre E.U.A e U.R.S.S.
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. Os pontos principais incluem: ... antagonismo militar e político entre os blocos; capitalismo vs socialismo.
O fim da guerra fria foi marcado principalmente pela queda do muro de Berlim e pela crise socialista. Acontecendo reformas na união soviética, comandada por Gorbachev que implementou a Glasnost (reformas políticas priorizando a liberdade) e a Perestroika (reestruturação econômica).
Resposta. Foi a queda do muro de Berlim, a derrocada do ex-império soviético,as crises econômicas de Estados falidos como Cuba e a Coréia do Norte são a prova do fim do modelo socialista.
Com o fim da URSS, o mundo passou a ter somente o capitalismo e o liberalismo como ideologia econômica e política. O fim do regime soviético inaugurou o processo da globalização e da economia de mercado que dominam o planeta atualmente.
A queda do muro de Berlim simbolizou a reunificação da Alemanha e o fim da Guerra Fria.
Nesse período, os problemas gerados pela burocratização do governo soviético foram piorando a situação social, política e econômica do país. O fechamento do país para as nações não-socialistas forçou a União Soviética a sofrer um processo de atraso econômico que deixou a indústria soviética em situação de atraso.
Após sua restituição, Gorbachev não possuía mais que um poder esvaziado, e o controle da União fora enfraquecido. Em 25 de dezembro de 1991 Gorbachev renunciou à presidência da URSS e em 31 de dezembro todas as funções administrativas do país cessaram de existir.
O golpe conservador havia esfacelado a força moral do Partido Comunista. É proibida a atuação do Partido Comunista, e os presidentes da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia decidem pelo fim da URSS. ... Em 25 de dezembro de 1991 tem fim a URSS, fazendo surgir 15 novos países.
As Revoluções de 1989, Outono das Nações, colapso do comunismo, Revoluções do Leste Europeu ou queda do comunismo foram uma onda revolucionária que varreu a Europa Central e Oriental no final de 1989, terminando na derrubada do modelo soviético dos Estados comunistas no espaço de poucos meses.
O levante fracassou por causa da rejeição popular e o respaldo do então presidente da Rússia, a principal república soviética, Boris Yeltsin. Ainda assim, Gorbachev renunciou ao cargo em 25 de dezembro daquele ano. No dia seguinte, assinou a declaração de dissolução da União Soviética.