O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de identificar e diferenciar elementos que caracterizam o dia e a noite, apoiando-se por meio de fenômenos naturais e a comportamentos dos seres vivos.
O dia e a noite existe por que a Terra gira em torno do Sol. Translação da Terra. Translação da Terra. está exposta ao sol é dia e a que esta do lado da lua esta de noite.
ESSA BRINCADEIRA TRABALHA A ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, AGILIDADE E LATERALIDADE. EM UM ESPAÇO FAÇA UMA DIVISÃO RETA NO CHÃO, DE UM LADO DESENHA UM SOL E DO OUTRO UMA LUA. SE NÃO TIVER GIZ PODE DESENHAR UM SOL NUMA FOLHA E A LUA EM OUTRA, COLAR NO CHÃO COM DUREX E COLOCAR UM BARBANTE ENTRE OS DOIS DESENHOS.
FUNCIONA ASSIM: VOCÊ FALA QUE LEVARIA PARA A LUA UM OBJETO QUE COMECE COM A INICIAL DO SEU NOME DE PERFIL. Agora, se seu nome for com um número, escreva com a inicial do número por exemplo, se seu nome começar com 1 VOCÊ PODE ESCREVER: " SE EU FOSSE PARA A LUA EU LEVARIA UMA UVA. ...
Estratégias e recursos da aula
ETAPAS DO PROJETO 1ª) Observar o céu e registrar, por meio de desenhos, as observações realizadas. 2ª) Produzir uma lista de coisas que a turma acredita que existem no céu. (Trabalhar nesta etapa o letramento e o conhecimento de letras e quantidade.) 3ª) Observar as diferenças entre o dia e a noite.
A "Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra", explica a astrônoma astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann.
A Lua tem rotações em seu eixo, realizando uma volta inteira a cada 27 dias terrestres. Por isso, um dia em um lado da lua dura cerca de 13 dias e meio na Terra, seguido por um período igual de noite.
29,5 dias
O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol. ... Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite.
384.
O Sol fica a cerca de 150 milhões de km da Terra, o equivalente a 8 minutos-luz de distância (1 minuto-luz corresponde a quilômetros).
Essa distância é, em média, de 384.
A distância média é cerca de 60 raios terrestres (384400 km). A distância média Terra-Lua ao longo de 27,32 dias (este é o período sideral da Lua ou o tempo para que a Lua dê uma volta em torno da Terra no sistema de referência das “estrelas fixas”) é 60,3 raios terrestres ou cerca de 384 mil quilômetros.
2.
O tempo que vai demorar a ir da terra à lua vai depender do veículo utilizado. As naves espaciais até esse momento precisaram de quatro dias para chegar lá. A distância entre a terra e a lua é de aproximadamente 384 mil km. Se formos caminhando, a distância será equivalente a 14 anos de caminhada.
Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins. A missão foi lançada por um foguete Saturno V do Centro Espacial John F.
Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.
Atualmente, há três seres humanos no espaço. O norte-americano Chris Cassidy, comandante da Expedição 63, e os engenheiros russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner vivem na ISS desde abril deste ano.
28.
Métodos de propulsão
doze horas
Já a pressão exercida na parte superior da câmara produzirá empuxo, pois não há pressão no lado de baixo (onde está o bocal). Assim, o foguete se deslocará para cima por reação à pressão exercida pelos gases em combustão na câmara de combustão do motor. Por isto, este tipo de motor é chamado de propulsão por reação.
O primeiro passo é ter uma garrafa pet e enfeitá-la com cartolina, criando o bico e as laterais do foguete. Um copo de vinagre de cozinha, bicarbonato de sódio, um pequeno pedaço de papel toalha, rolha e linha. Outra garrafa pet, cortada ao meio, é utilizada para servir de base de lançamento.
Existe uma explicação: a viagem não é em linha reta, como um elevador. Além disso, são dois objetos em movimento a milhares de quilômetros por hora, então acoplar um ao outro é uma tarefa extremamente difícil, que requer extrema precisão e pode levar muitas horas ou dias para ser concluída.
Sair do chão apontado para o céu é o jeito mais eficaz de alcançar rapidamente as camadas mais altas da atmosfera – onde o ar rarefeito oferece menos resistência, o que economiza combustível (afinal, combustível pesa. Quanto mais vazio o tanque decolar, melhor).