Diurnos são um tipo raro de vampiro capaz de andar sob a luz do sol. Em 2007, Simon Lewis tornou-se o primeiro diurno em cem anos.
Para fins trabalhistas, enquanto a hora diurna, por regra, tem 60 minutos, a hora noturna tem 52 minutos e 30 segundos. Ou seja, a cada 52 minutos e 30 segundos laborados à noite, o trabalhador recebe o equivalente a uma hora de trabalho “normal”.
O ciclo diurno da temperatura está associado à variação da radiação ao longo das 24 horas do dia. Após o pôr do Sol, num dia sem nuvens e com pouco vento, a temperatura vai diminuindo, ocorrendo o resfriamento radiativo da superfície terrestre.
Ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.
Matutino se refere ao período da manhã. Vespertino se refere ao período da tarde. Tanto o horário matutino como o horário vespertino fazem parte do período diurno, ou seja, do período em que está dia, havendo a presença da luz solar.
Vespertino. O vespertino tem início a partir do meio-dia e segue até as 18h.
Esta terça-feira, 22 de dezembro, marca o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão. Hoje é o dia mais longo do ano.