Resumidamente: O nécton é conjunto dos animais marinhos que se movem livremente na água, com o auxílio dos seus órgãos locomotores. ... Os bentos ou organismos bentônicos são aqueles animais que vivem associados ao solo marinho, como por exemplo os corais.
Em biologia marinha e limnologia chama-se nécton ao conjunto dos animais aquáticos que se movem ativamente na coluna de água, ou seja, são capazes de vencer a densidade da água e se deslocar rapidamente, com o auxílio dos seus órgãos de locomoção: nadadeiras e outros apêndices.
Seres planctônicos: não possuem órgãos de locomoção ou os têm rudimentares, sendo arrastados pela correnteza. ... Seres nectônicos: possuem órgãos eficientes de locomoção, deslocando-se voluntariamente nas águas. São os peixes, cetáceos, moluscos (polvo, lula), crustáceos (camarão), répteis (tartaruga), etc.
Os invertebrados bentónicos são um dos elementos indicadores de qualidade biológica, utilizado na classificação do estado/potencial ecológico para a categoria de massas de água Rios. ... da qualidade das águas dos rios com base nas suas comunidades biológicas (macroinvertebrados, algas, peixes e plantas).
Ref.: 4a Questão São organismos sésseis (vivem fixados a substratos) ou móveis, vivendo associados ao fundo (recursos pesqueiros demersais). Essa definição é referente aos: Néctons. ... Alguns são fixos, como as esponjas, são organismos que vivem em os corais, e algumas algas.
Quando falamos em ambientes aquáticos, podemos classificar os organismos que neles vivem de acordo com a capacidade de deslocamento desses seres. Os bentos, por exemplo, são: a) organismos que flutuam sobre a água. ... e) organismos que vivem em associação com o fundo dos ambientes aquáticos.
Plâncton é o conjunto de organismos com deslocamento predominante ativo na superfície de ecossistemas aquáticos ou cuja capacidade de locomoção é suficiente para vencer o deslocamento das massas de água (correntes e marés).
Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.
São animais que vivem a maior parte do tempo dentro da água, seja ela de rios, lagos ou mar. Animais aquáticos podem viver em mares, rios, lagos... ... enfim, em qualquer lugar em que exista água.
A perereca Cruziohyla craspedopus é uma das espécies de anfíbios que habitam a floresta Amazônica. Alguns anfíbios adultos vivem apenas na terra, mas há aqueles exclusivamente aquáticos. A maioria, porém, passa uma fase da vida na água e outra na terra. As rãs são anfíbios que passam a maior parte do tempo na água.
As pererecas vivem em áreas úmidas e com vegetação. Em alguns lugares do país, às vezes podem ser encontradas dentro das residências. Ao contrário das rãs, que costumam viver em lagoas, as pererecas geralmente habitam em árvores.