Junto com a política monetária e cambial, tem como objetivo principal garantir o melhor funcionamento das tributações nacionais e manter os gastos dentro de uma margem controlável. ... Manter esse equilíbrio, então, é o que define e o que se coloca como principal objetivo da Política Fiscal.
Uma das principais justificativas das pessoas para intervenções do governo em setores da economia é a correção de supostas desigualdades existentes entre os agentes do mercado, principalmente as diferenças de poder aquisitivo dos consumidores de bens e serviços.
Aumento dos gastos públicos; Estímulo às exportações; diminuição da carga tributária para estimular o consumo e os investimentos; Tarifas e barreiras às importações para proteger a produção industrial nacional.
Política fiscal expansionista: É a tomada de medidas econômicas que objetiva gerar um aumento da despesa pública ou redução de impostos. Política fiscal contracionista:É a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.
O Estado por um viés contracionista, vai procurar reduzir o gasto público, aumentar a taxa de juros para desestimular os empréstimos, restringir a base monetária e aumentar a tributação. ... Politica Cambial Contracionista: É a tomada de decisões que visa uma redução da taxa de cambio para desestimular as exportações.
É o conjunto de medidas que define o regime de taxas de câmbio - flutuante, fixo, administrado - e regulamenta as operações de câmbio. ... A taxa de câmbio reflete nos preços dos produtos que o país importa e exporta, influenciando assim os demais preços da economia.
Política Cambial
A forma pela qual a taxa de câmbio é determinada é chamada de regime cambial. Existem três tipos de regimes cambiais. São eles: câmbio fixo, câmbio flutuante e câmbio atrelado.
Neste post, trataremos de três tipos de regimes cambiais: câmbio flutuante, câmbio fixo e banda cambial....Banda Cambial
Durante vinte e cinco anos que antecederam o lançamento do plano real em 1994, o Brasil adotou um regime de minidesvalorizações cambiais, com o objetivo de manter estável a taxa de câmbio real para que fosse mantido a competitividade externa da economia!
As principais consequências do dólar na economia são: a alta da inflação, encarecimento de viagens ao exterior, dificuldade em manter o real estabilizado e aumento de transações com o euro. Com as variações constantes do dólar, muitos são os brasileiros que ficam confusos.
a) Que tipo de transação internacional seria, em princípio, mais suscetível de variações inesperadas no curto prazo: os fluxos comerciais (exportações e importações) ou os fluxos financeiros? Por quê? Os fluxos de capital são, em geral, mais voláteis do que os fluxos comerciais.
Lembre-se de que a balança de pagamentos é composta por quatro contas: balança comercial, balança de serviços, balança de renda primária e balança de renda secundária. As exportações líquidas (exportações menos importações) são registradas na balança comercial.