O termo cardiopatia abrange todas as doenças que acometem o coração. Alguns dos tipos comuns de cardiopatia são os seguintes: Cardiopatia congênita - são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento.
O exame clínico cardiológico apurado é elemento valioso. A suspeita clínica de CC no período neonatal pode ser levantada pela presença de quatro achados principais: sopro cardíaco, cianose, taquipnéia e arritmia cardíaca; o diagnóstico da CC geralmente é confir- mado com a realização do Ecocardiograma.
As cardiopatias congênitas podem ser detectadas ainda na vida fetal. Durante a gestação, alguns exames facilitam a detecção da doença. Os exames de ultrassom morfológico, realizados rotineiramente nos primeiro e segundo trimestres gestacionais, fazem o rastreamento da má formação no coração da criança.
A estenose da válvula pulmonar é um estreitamento da válvula pulmonar, que se abre para permitir a passagem do sangue do ventrículo direito para os pulmões. A válvula cardíaca entre o ventrículo direito e a artéria para os pulmões fica estreitada.
As cardiopatias congênitas estão alocadas dentro do grupo 1 da classificação da hipertensão pulmonar (HP), junto com a hipertensão arterial pulmonar (HAP) idiopática, mas as doenças que causam hipertensão pulmonar devido à doença do corações esquerdo, incluindo algumas cardiopatias congênitas, estão nomeadas no grupo 2 ...
As cardiopatias congênitas acianóticas com hiperfluxo pulmonar representam grupo de cardiopatias congênitas caracterizado pela presença de malformação anatômica intracardíaca ou nos grandes vasos que causa fluxo de sangue arterializado, após a passagem pela circulação pulmonar, da circulação esquerda para as câmaras ...
Existe um documento mais recente, em Inglês, sobre esta doença. O síndrome de Eisenmenger (ES) é uma combinação complexa rara de anomalias cardiovasculares, definido como hipertensão pulmonar com manobras reversas ou bidirecionais através de comunicação intracardíaca ou aortopulmonar.