Há muitos anos atrás é uma expressão redundante. O correto é: há muitos anos. Dica! Para saber se é correto escrever há, substitua há por faz e verifique se mantém o sentido.
Então, o correto é “Há décadas”. Agora a preposição “a” deve ser usada para fazer uma referência a um tempo futuro. Por exemplo: “Daqui a pouco vai encerrar o expediente”. Portanto, resumindo “Há” vem do verbo haver e deve ser usado para referir ao tempo passado.
O “a” é um artigo definido utilizado antes de substantivos e diferente do “há” que indica um tempo passado, esse é utilizado para falar de uma ação futura. Além disso, ele é empregado quando estamos nos referindo a distância. Daqui a três anos irei para a Inglaterra.
A palavra há é uma conjugação do verbo “haver” quando este é impessoal, por isso seus significados mais comuns são no sentido de “existir” (nesse sentido, “ter”) ou, no caso de tempo decorrido, “fazer”.
Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).
Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.
180 minutos tem 3 horas.
Resposta. 6 horas! De nada! :-)!
Resposta: 8 horas.