A=Z+N A=20+20 A=40 Onde A é a massa, Z o número de prótons (número atômico) e N o número de nêutrons. Levando em conta que os elétrons possuem massa quase inexistente, para o cálculo da massa desconsideramos os mesmos. Feito isso, apenas somamos os prótons e nêutrons.
Número de Massa e Massa Atômica Destarte, como já referido acima, o número de massa (A) é obtido por meio da soma dos prótons (chamado de número atômico e representado pela letra Z e nêutrons de um determinado elemento, consideradas partículas subatômicas encontradas nos núcleos dos átomos.
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. Elemento químico é o conjunto de átomos de mesmo número atômico. O número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo.
"Os elementos químicos, também chamados de substâncias simples, são elementos formados por átomos. O elemento químico é o conjunto de átomos com mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo." "Os compostos químicos representam uma substância que consiste em dois ou mais elementos ligados.