e sensibilidade vibratória O tato epicrítico é preciso, rápido, discriminativo e com representação espacial detalhada. Permite reconhecimento de forma e tamanho de objetos colocados nas mãos. Neurônios I – localizam-se nos gânglios espinhais. Neurônios II – Núcleos grácil e cuneiforme do bulbo.
A função do córtex somestésico é, principalmente, a de determinar em qual ponto do corpo esses sinais sensoriais têm origem (ver fig. 3). As sensações de dor desempenham papel fundamental na proteção dos tecidos corporais contra a lesão.
Os quimiorreceptores centrais localizam-se na medula e respondem às alterações químicas no sangue. Esses receptores respondem a um aumento ou diminuição no ph e transmitem uma mensagem aos pulmões para modificar a profundidade e, em seguida, a frequência da ventilação, visando corrigir o desequilíbrio.
O quimioceptor é um tipo de exteroceptor responsável pelo paladar e pelo olfato. Ele é estimulado quando moléculas de substâncias específicas se encaixam em proteínas receptoras presentes na membrana da célula, num processo chamado de chave-fechadura.
Um mecanorreceptor ou mecanoceptor é um receptor sensorial que responde a pressão ou outro estímulo mecânico. Incluem-se neste grupo os sensores que nos ouvidos são capazes de captar as ondas sonoras, os sensores táteis e os que são responsáveis pelo equilíbrio postural, ou propriocepção.
Termorreceptores: São receptores que captam estímulos térmicos. Estão distribuídos por toda a pele, ligeiramente mais concentrados nas regiões da face dos pés e das mãos. Mecanorreceptores: São receptores que captam estímulos mecânicos, como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos.
O corpúsculo de Ruffini é um tipo de mecanorreceptor de adaptação lenta que ocorre na pele glabrosa e no tecido subcutâneo dos seres humanos. Pode também dar a percepção do calor, embora não seja classificado como termorreceptor.
Os corpúsculos de Pacini são especializados em captar estímulos vibráteis e táteis. Os corpúsculos de Meissner são encontrados nas regiões da pele que não apresentam pelos e são especializados em captar estímulos táteis. Os discos de Merkel são especializados na captação de estímulos táteis e também de pressão.
Os discos de Merkel são terminações nervosas constituídas por ramificações axonais que terminam em expansões achatadas, estando implicadas na sensação de tacto e pressão. Cada uma das terminações nervosas está associada a células epiteliais especializadas.
Captam sensações de toque (tato) e de vibração. Discos de Merkel - São receptores formados por ramificações axonais (de axônios) com vários discos terminais que se associam a células epiteliais especializadas. Captam sensações de toque (tato) e de pressão. ... Captam sensações térmicas de frio.
Os nociceptores, que respondem as temperaturas nocivas, podem ser divididos em: unimodais, que são ativados por um estímulo térmico exclusivo; e os polimodais, que detectam estímulos dolorosos químicos, mecânicos e térmicos.
Desde o domínio científico popular da teoria das comportas (simples namorinho ciumento de portão), aprendemos e aceitamos que o “processamento da dor” é divido em 4 etapas integradas: Transdução, Transmissão, Modulação e Percepção. ... A partir da nocicepção costumamos falar sobre dor.
A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor)....Dor
Na medula a transmissão do estímulo doloroso é feita de um neurônio a outro pelos interneurônios. A partir da medula o sinal de dor é transferido ao SNC (ANDRADE e BARROS, 2011).
Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio).
Olá! O impulso nervoso sempre segue o mesmo trajeto: Dendrito → Corpo celular → Axônio.
Explicação: A transmissão do impulso nervoso ocorre como uma onda de mudança de polarização da membrana do axônio. No meio extracelular, encontra-se uma maior concentração de íons sódio (Na+), o que faz com que a membrana, em sua face externa, apresente carga positiva e, em sua face interna, carga negativa.
O impulso nervoso inicia-se quando o neurônio sofre um estímulo suficientemente forte para desencadeá-lo. Isso acontece quando uma membrana está em potencial de repouso, uma condição em que a superfície interna da membrana possui carga negativa em relação à superfície externa.
d) Quando o impulso nervoso chega à extremidade do neurônio, ocorre a liberação de neurotransmissores. e) A liberação de neurotransmissores é fundamental para a propagação do impulso de uma célula para outra. ... Esse fenômeno é observado graças a uma concentração elevada de íons sódio no exterior da célula.
Tem mais depois da publicidade ;) Os neurotransmissores são sintetizados nos neurônios e armazenados em vesículas neuronais. Quando o impulso nervoso chega até os locais onde estão os neurotransmissores, essas moléculas são liberadas por exocitose e caem na fenda sináptica.
As sinapses químicas podem ser excitatórias ou inibitórias, de acordo com o tipo de sinal que conduzem. Se o sinal produzido na membrana pós-sináptica for a despolarização, iniciando o potencial de ação, então será uma sinapse excitatória.