EQST

Qual O Mecanismo De Separaço Da Cromatografia Em Papel?

Qual é o mecanismo de separação da cromatografia em papel?

A cromatografia em papel consiste em uma camada relativamente fina e plana e a fase móvel desloca-se por ação de capilaridade (SKOOG, 2002). Esta separação ou distribuição dos componentes de uma mistura está relacionada com as diferentes solubilidades relativas destes componentes na fase móvel e na fase estacionária.

Qual a função do eluente na cromatografia?

Eluição: é a corrida cromatográfica. Eluente: é a fase móvel, um tipo de solvente que vai interagir com as amostras e promover a separação dos componentes.

O que é eluição Isocratica?

Na separação usando cromatografia líquida de alta eficiência, uma eluição com fase móvel formada por um único solvente ou por uma mistura de solventes de composição constante, é chamada de eluição isocrática, enquanto que uma eluição com fase móvel formada por uma mistura de solventes, com composição variável ao longo ...

O que é cromatografia de fase reversa?

Quando a fase estacionária é mais polar que a fase móvel, a cromatografia líquida é denominada de cromatografia de fase normal. Na situação inversa, ou seja, quando a fase estacionária apresenta menor polaridade que o solvente, a cromatografia recebe a denominação de cromatografia de fase reversa.

O que é fase reversa?

A HPLC de fase reversa (RP-HPLC) consiste em uma fase imóvel apolar e uma fase móvel de polaridad moderada. Uma das fases estacionárias mais comuns deste tipo de cromatografía é a silica tratada com RMe2SiCl, onde o R é uma corrente alquil tal como C18H37ou C8H17.

O que é fase móvel em cromatografia?

A fase móvel é aquela em que os componentes, quando ficam isolados, movem-se por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso. A fase estacionária é aquela em que o componente em seu processo de separação ou identificação irá ficar fixo na superfície de outro material líquido ou sólido.

Para que serve o HPLC?

A HPLC é particularmente útil para a separação de grandes materiais de peso molecular que possuem volatilidade muito baixa e não podem ser separados por cromatografia gasosa. ... A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra.

Como funciona a cromatografia líquida de alta eficiência?

A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra. Os componentes são dissolvidos em um solvente e, em seguida, forçados a passar por uma coluna de alta pressão. Os componentes então interagem com a fase estacionária e saem em diferentes momentos, da mesma forma que a cromatografia gasosa.

Quais os principais tipos de detectores que podem ser usados em cromatografia líquida de alta eficiência?

Os detectores mais usadas na CLAE são os fotométricos, baseados na absorbância no ultra violeta e no visível. Os detectores de fluorescência, utilizados como método de detecção específica, são sensíveis para substâncias que fluorescem. Este tipo de detector pode detectar quantidades de ordem picograma.

Como funciona CLAE?

A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE ou HPLC) é um método de separação de compostos químicos em solução, para realização desta separação necessitamos no processo cromatográfico da partição dos componentes de nossa amostra entre a fase móvel (FM) e a fase estacionária (FE).

Qual o significado do termo resolução em cromatografia?

Analisando a equação da Resolução, observa-se que a eficiência, usualmente medida pelo número de pratos teóricos (N) é apenas um dos fatores que determinam a resolução cromatográfica. ... O diâmetro interno da coluna (d.i.), influencia diretamente em sua eficiência (N) e, portanto, em sua resolução.

O que é o fator de retenção?

Um parâmetro frequentemente usado em cromatografia é o "fator de retenção" de um composto, abreviado como Rf. Na cromatografia de camada fina, o Rf é função da fase estacionária usada e do eluente. Ele é definido como a razão entre a distância percorrida pela mancha do componente e a distância percorrida pelo eluente.