Todas as funções e posições têm suas características próprias e para isto devemos treina-las especificamente. Existem 4 posições no Futsal: Guarda-Redes, Fixo, Ala e Pivô; Goleiro: é o último jogador de defesa e o único que pode segurar a bola com as mãos.
Atualmente uma equipe de futsal se compõe de 5 (cinco) posições; pivô, fixo, ala direita, ala esquerda e goleiro, cada qual com uma particularidade física para sua posição.
A equipe de arbitragem é composta por quatro juízes. O árbitro central é responsável por interromper, suspender e finalizar a partida, marcar faltas e tomar medidas disciplinares contra jogadores que manifestarem conduta antidesportiva.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS – Os pivô devem ter agilidade, força, equilíbrio, impulsão e velocidade de reação. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS – controlo de bola, drible, finalização, passe, recepção, finta, deslocamento lateral e antecipação.
Os pontas são encarregados de participar das ações de ataque, atuando nas proximidades das linhas laterais do campo, próximos ao ponto de escanteio. Eles têm a função de atrair a defesa adversária, proporcionando um espaço maior entre os jogadores defensores no centro da quadra.
Armador central: como o nome indica, é o jogador responsável por "armar" as jogadas, isto é, se localiza no meio da quadra, tem lances longos e uma boa visão de jogo. Goleiro: como no futebol e no futsal, o goleiro do handebol deve bloquear os chutes a gol realizados pelo time adversário.
Pontas. Os pontas são encarregados de participar das ações de ataque, atuando nas proximidades das linhas laterais do campo, próximos ao ponto de escanteio. Eles têm a função de atrair a defesa adversária, proporcionando um espaço maior entre os jogadores defensores no centro da quadra.
Sua função principal é fazer o bloqueio de meio,marcando as bola rápidas e de diagonal, e ataques de bolas rápidas.
Para cumprir a regra do posicionamento, o jogador da posição 1 deve estar atrás do jogador da posição 2 e à direita do jogador posicionado na 6. o atleta da posição 2 deverá se posicionar à direita do 3 e à frente do 1. ... Finalmente, o atleta da 6 se posicionará entre o 1 e o 5, além de estar atrás do 3 (BOJIKIAN, 2003).