6 melhores bairros para morar em Campo Grande (MS)
Campo Grande é um dos bairros mais extensos da cidade do Rio de Janeiro e tem a maior população. A atuação dos jesuítas, é muito forte na região onde hoje está localizado Santa Cruz, também foi forte em Campo Grande. ...
Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.
Municípios
Sua ocupação remonta a 17 de novembro de 1603, tendo esse ano completado 415 anos. Inicialmente, a extensão de terras que vai do Rio da Prata até Cabuçu, que hoje corresponde à Região de Campo Grande, era habitada por índios Picinguaba.
Amambaí
Os limites da Zona Central são: Glória (bairro do Rio de Janeiro), Catete e Flamengo e Laranjeiras (bairro do Rio de Janeiro), na Zona Sul; Alto da Boa Vista, Cidade Universitária, Maracanã, Praça da Bandeira, Vila Isabel, Caju e Tijuca, na Zona Norte.
Atualmente, a região é composta por 18 municípios Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita e Tanguá.
A Região Metropolitana concentra cerca de 75% da população do Estado do RJ. O município mais populoso é o Rio de Janeiro, seguido de São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. O maior IDH Municipal é o de Niterói, a quinta maior cidade da região.
Foram criadas por essa lei 9 Regiões Metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Belém. Atualmente, o IBGE reconhece 12 Regiões Metropolitanas no país.
As metrópoles são grandes cidades que têm grande poder de influência econômica sobre outras cidades que se encontram relativamente próximas. ... Quando duas ou mais cidades se conurbam ou quando o grau de influência e de dependência entre duas cidades vizinhas é muito alto, formam-se as regiões metropolitanas.
De modo geral, as regiões metropolitanas constituem um espaço que tem por objetivo realizar tarefas públicas que exigem a cooperação entre os municípios, como os serviços de saneamento básico e de transporte coletivo, legitimando, em termos político-institucionais, sua existência.
As regiões metropolitanas são criadas por meio de funções públicas específicas, as quais compartilham interesses em comum entre os municípios. O objetivo mais importante das regiões metropolitanas é viabilizar a gestão, organização das cidades e planejamento.