Confessar é falar a mesma coisa, e não fazer com que Deus conheça os nossos pecados. Confessar significa falarmos o que Deus fala. ... Em 1 João, capítulo 1, verso 9, está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.
Reze para ser honesto e penitente. É sempre bom rezar um pouquinho antes de se confessar. Peça a Deus para que tudo corra bem, que você não se esqueça de nada e que a sua penitência seja verdadeira e significativa. Entre no confessionário com a melhor das intenções.
Em caso de um pecado grave, indicou, “então a pessoa deve se confessar o quanto antes. O melhor seria nesse mesmo dia ou no dia seguinte”. ... Deve-se evitar que a alma se acostume a viver em pecado mesmo que por um dia”, disse. Referiu-se também aos casos nos quais “os pecados graves ocorrem com muita frequência”.
Comece a confissão. O padre começará a confissão com o Sinal da Cruz. Siga seu comando. Há algumas variáveis, mas o Rito Latim é o mais comum. No Rito Latim: faça o sinal da cruz dizendo “Abençoe-me porque eu pequei” e diga há quanto tempo não se confessa.
Receba a hóstia.
Quem pode fazer? Todo cristão católico que esteja em estado de graça (isto é, não ter cometido nenhum pecado grave) e que anteriormente já tenha recebido o sacramento do batismo e da eucaristia, pode e deve receber a Crisma.
Quando o bispo unge a testa de um crismando com o óleo na testa e diz “por este sinal recebe o Espírito Santo, o dom de Deus”, o Espírito Santo é representado com esta unção. Com o óleo da Crisma no dia da confirmação, o Espírito Santo é também simbolizado pelo fogo.
"A Crisma é um sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo, e nos faz ser perfeitos cristãos." Ao serem batizados os crismandos assumem sua fé de livre vontade e se responsabilizam por ela.
A unção dos enfermos é mais conhecida por extrema-unção, pois no passado era administrada somente "in articulo mortis" (a ponto de morrer). Atualmente, o sacramento pode ser administrado mais de uma vez, sempre que for em caso de doença grave.
Crisma – a escolha não pode ser feita somente porque a pessoa é amiga, porque é simpática e a gente se dá bem, mas precisa ser alguém que, para mim, é um referencial de fé.
Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.
Resposta