A quinoa é fonte de proteínas, fibras, lipídeos, vitaminas, ferro, cálcio, magnésio, potássio e mais de vinte aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo humano. É um grão muito antigo. Para alguns historiadores ela surgiu na região de Ayacucho, no Peru, há cinco mil anos.
A quinoa branca é a mais conhecida entre as pessoas e a que menos contém carboidratos e calorias dentre as três. Em relação à quinoa vermelha, tem o dobro de fibras, melhorando a qualidade do sistema digestivo. Ela pode substituir o arroz e servir de base para os mais variados tipos de salada.
"A chia tem um sabor neutro, combinando bem com doces e salgados", considera Clarissa. Além disso, quando a chia é deixando em algum líquido, como água, sucos e outras bebidas, ela se torna um gel, aumentando seu volume em até dez vezes, com isso ela pode ser adicionada em diversas receitas.
Ajudar a emagrecer Uma boa forma de incluir a quinoa na alimentação para emagrecer é utilizando uma colher de sopa de quinoa por dia, junto com as refeições. Em formato de farinha, pode ser misturada no suco ou até mesmo na comida, já na forma de grãos, pode ser cozida junto com legumes ou salada, por exemplo.
Metade de uma xícara com arroz integral cozido contém 109 calorias. A mesma xícara, com a mesma quantidade de quinoa, contém 111 calorias. ... Mas se acrescentarmos algum óleo ou outra gordura ao cozinhar os grãos, haverá um acréscimo de calorias.
E quando lavá-la, utilize uma peneira fina para que a água escorra. Na hora de cozer, não cozinhe demais nem coloque muita água! Uma xícara de quinoa com duas xícaras de água é o ideal para ferver. Tampe a penela, reduza o fogo e cozinhe por aproximadamente 15 minutos", indica a nutricionista.
Como consumir: para substituir o arroz e o macarrão, deve-se utilizar a quinoa em grãos, que deve ser cozida da mesma maneira que o arroz, utilizando 2 xícaras de água para cada xícara de quinoa. Além disso, na forma de flocos ou farinha, a quinoa pode ser adicionada em saladas, sucos, sopas e vitaminas.
Para substituir o arroz, ainda é possível utilizar legumes como a couve-flor e os brócolis. A textura desses vegetais depois de triturados em um processador lembra bastante o cereal.
No consultório, o especialista reitera que a combinação é perfeita. “O arroz é rico em aminoácidos como a metionina e cisteína, porém, é pobre no aminoácido lisina. O feijão, por sua vez, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo muito rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína.
Assim, você obtém nutrientes em perfeito equilíbrio. E em matéria de calorias, ambos somam 239 (1 colher de sopa de arroz contém 41 e 1 de feijão, 58).
Em sua conta no Instagram, o nutricionista mostra que uma porção de 100g de arroz branco com feijão (aproximadamente 3 colheres de sopa de cada) possui menos carboidratos, menos calorias e mais fibras do que 100g de apenas arroz integral.