Também conhecida como “amarelão”, esta é uma doença provocada por vermes nematódeos da espécie Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
As principais medidas de prevenção consistem na construção de instalações sanitárias adequadas, evitando assim que os ovos dos vermes contaminem o solo; uso de calçados, impedindo a penetração das larvas pelos pés. Além do tratamento dos portadores, é necessária uma ampla campanha de educação sanitária.
Assim, os principais sinais e sintomas de amarelão são:
Principais sintomas
Os principais sintomas da icterícia são: pele e parte branca dos olhos (esclera) amarelada. A urina pode ficar mais escura e as fezes mais claras. Se muito grave, pode causar ainda sonolência excessiva ou falta de vontade em se alimentar.
3 Remédios caseiros para icterícia
A fototerapia é o tratamento mais indicado, mas só se a icterícia não regredir espontaneamente. Popularmente conhecida como banho de luz, a técnica expõe a criança à luminosidade emitida por lâmpadas específicas, que atinge diretamente a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.
Nos casos mais leves o pediatra pode recomendar que o bebê fique exposto ao sol diariamente, de manhã, quando o sol ainda está fraco, sempre antes das 10 e depois das 16 horas. O tratamento pode durar 2 dias e o tempo de exposição à luz pode variar de 15 a 30 minutos de cada vez.
No caso da icterícia patológica, o mais comum é a fototerapia. Super eficaz e simples, o tratamento fototerápico consiste em submeter o corpinho do bebê pelado a luzes fluorescentes, também chamado de “banho de luz”.
ICTERÍCIA FISIOLÓGICA o maior eritropoiese inefetiva; o aumento da circulação enterohepática; Page 2 o menor captação da bilirrubina plasmática; o menor conjugação da bilirrubina indireta (BI); o redução na excreção hepática de bilirrubina.
Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses). Kernicterus: Forma de icterícia que surge no recém nascido, de especial gravidade pela tendência a produzir alterações neurológicas irreversíveis por impregnação da bilirrubina em áreas do cérebro.
Kernicterus é uma afecção decorrente de lesão neurológica por deposição de bilirrubina indireta nos núcleos da base que apresenta quatro períodos clínicos. O segundo período caracteriza-se por hipertonia dos múscu- los extensores e opistótono.
Na síndrome de Crigler-Najjar tipo 1, o recém-nascido já apresenta icterícia persistente logo após o nascimento, podendo desenvolver uma intoxicação cerebral pelo excesso de bilirrubinas, chamada de kernicterus, que pode levar à morte.
A encefalopatia bilirrubínica (EB) aguda, também denominada disfunção neurológica induzida pela bilirrubina, é uma síndrome clínica neurológica decorrente da exposição à bilirrubina e à sua potencial neurotoxicidade, com incidência que pode variar de 0,4 a 2,9/100000 nascidos vivos(1).
Querníctero ou encefalopatia bilirrubínica é uma lesão cerebral causada pela deposição de bilirrubina não conjugada nos gânglios da base e dos núcleos do tronco cerebral.
A bilirrubina indireta é então enviada para o fígado, que a conjuga com o ácido glicurônico, o que a deixa solúvel em água. A maioria da bilirrubina conjugada (ou direta) vai para a bile e, então, para o intestino delgado.
O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.
O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina.