Características da Geometria Espacial
As figuras da geometria espacial. Figuras geométricas espaciais são aquelas que têm três dimensões: comprimento, altura e largura. Essas figuras são divididas em dois grupos: os corpos redondos (delimitados por alguma superfície arredondada) e os poliedros (superfícies delimitadas por figuras geométricas planas).
A geometria espacial é a análise de sólidos no espaço, ou seja, é a geometria para objetos tridimensionais, diferente da geometria plana, que é o estudo de figuras bidimensionais. Assim como esta, aquela surge com base em conceitos primitivos, sendo eles: ponto, reta, plano e espaço.
São representações das faces dos sólidos. Essas formas são chamadas de bidimensionais por apresentarem duas dimensões: comprimento e altura. As figuras planas são classificadas em círculos e polígonos.
As figuras planas têm comprimento e largura, mas não possuem profundidade. Já as figuras espaciais apresentam comprimento, largura e profundidade.
O círculo é também sinónimo de movimento, expansão e tempo. Representa ainda o céu, o firmamento e a ordem cósmica na astrologia. O ponto e o círculo simbolizam o início do Universo, a perfeição espiritual, a união dos elementos, a energia e a plenitude do ser completo.
Significado de Círculo substantivo masculino Superfície plana que se limita por uma circunferência; essa circunferência ou linha curva. Disco ou roda; qualquer coisa cuja forma é circular, arredondada. ... [Por Extensão] Figura de aspecto semelhante ao do círculo. Geografia.
Definição de círculo: Círculo é a união de uma circunferência com todos os pontos internos a ela. ... Com relação aos pontos, qualquer ponto A em que a distância de A até O, representada por d (A,O), é igual ao raio é chamado de ponto da circunferência.
Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência. Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência.
Logo, não é certo dizer que um círculo é um polígono de infinitos lados. Entretanto muitos matemáticos, físicos engenheiros e etc costumam “roubar” e expressar o círculo como um polígono de infinitos lados pra simplificar e aproximar soluções que não seriam possíveis de calcular se não fizéssemos isso.
A fórmula é simplesmente esta: C = πd. Nessa equação, "c" representa a circunferência do círculo e "d" representa seu diâmetro. Isso quer dizer, você pode encontrar a circunferência de um círculo apenas multiplicando o diâmetro por pi.
Para medir o metro linear de um círculo, deve-se calcular a sua área.
Em relação as geratrizes do cone reto, temos a seguinte relação entre o raio, a altura e a geratriz do cone: g² = r² + h². Nada mais é do que a aplicação do Teorema de Pitágoras, pois a altura, o raio e a geratriz formam um triângulo retângulo em um cone reto.