Líneas de Beau Alterações lineares transversais nas unhas são resultantes da interrupção temporária da proliferação da matriz ungueal ou alterações de cor da própria unha e surgem em pacientes com quadros inflamatórios sistêmicos ou em uso de alguns medicamentos, como os quimioterápicos.
coiloníquia: depressão central da lâmina ungueal com elevação das bordas, conferindo aspecto de colher; leuconíquia: é a presença de coloração esbranquiçada na lâmina ungueal. Pode ser verdadeira (na lâmina) ou aparente (no leito);
Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista.
Onicomadese é o destacamento espontâneo e indolor da unha pelo extremo proximal, consequente a doenças inflamatórias com atingimento da matriz ungueal. Caso Clínico: Relata-se o caso de uma criança de 22 meses, sexo masculino, admitido no Serviço de Urgência por febre e congestão nasal com 24 horas de evolução.
“A onicosquizia pode ocorrer pelo uso de esmalte, excesso de contato com água, deficiência de vitaminas, desnutrição ou doenças sistêmicas, como alterações da tireoide.
A onicólise pode complicar com hemorragia ou abcessos subungueais, causando bastante incômodo e dor para os pacientes. O tratamento consiste em manter as unhas cortadas para prevenir a entrada de microorganismos, produtos químicos, umidade e debris embaixo da unha.
Geralmente, o tratamento da micose de unha é feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista, como Fluconazol ou Itraconazol, por exemplo. Porém, alguns tratamentos caseiros para micose de unha como escalda-pés ou cremes e loções naturais também podem ajudar no tratamento.
O descolamento das unhas dos pés (chamado de onicólise) e a mudança na coloração são devidos a vários fatores, sendo a micose de unha a causa mais comum. Esta é uma infecção causada por fungos adquiridos pelo contato com o solo, animais, outras pessoas ou objetos contaminados como tesouras, lixas de unhas e alicates.
Você pode ir em um Podologo para que ele corte a parte descolada e aguardar o crescimento normal da unha. O problema de não remover essa parte que está descolada, é que você pode sofrer outro trauma nessa área solta e perder a parte da unha que ainda está colada.
Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias. - Unhas arrancadas. Se a unha foi quase completamente arrancada ou se ficou um pedaço grande, corte ao largo da linha de desprendimento com uma tesoura estéril.
Quem tem a unha dos pés soltas ou tortas por causa de um trauma deve usar antissépticos nos sapatos para evitar fungos. É importante também deixar os pés no sol e lavar bem as meias, que devem ser de algodão.
Também pode ser indicado o uso de medicamentos para dor e para tratamento de infecções que podem se instalar devido ao trauma. Depois dessa fase aguda, o tratamento consiste em aguardar o crescimento da unha, que nem sempre cai logo nos primeiros dias.
Uma alternativa que está sendo utilizada na Podologia é a aplicação de Soft Laser - que consiste na aplicação desta Luz que promove a formação de colágeno, aumenta a circulação sanguínea local e promove um pouco de melhora na qualidade da unha. Mas dificilmente ela voltará ao que era antes do traumatismo.
Passo 1: escolha um vinagre branco de marca que você confia e despeje suavemente sobre a unha a ser tratada. Se ela estiver muito grossa, derrame o líquido de forma ainda mais suave, para que penetre na unha. Passo 2:aplique uma quantidade generosa do vinagre na unha, repetindo o processo duas vezes ao dia.
A destruição da matriz ungueal implica a perda permanente da unha. O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente.
Localizada abaixo da pele na base da unha, a matriz contém nervos, vasos sanguíneos e linfáticos que produzem células ungueais. As novas células achatam e são empurradas para frente em direção à ponta do dedo, resultando no crescimento das unhas.
No seu caso, temos que avaliar se realmente a matriz foi lesionada ou se houve uma associação patológica pelo próprio atrito. A matriz da unha não fica tão exposta a ponto de uma lesão superficial ter capacidade de alcançá-la. Um exame clínico poderá ajudar no diagnóstico.
A recuperação total demora quanto tempo? A Dra. Gabbi explica que, se houver prejuízo à fábrica da unha, ela pode nunca mais crescer. Mas, em casos mais simples, as unhas das mãos levam cerca de 40 dias para "despontar" e 3 meses para crescer completamente.
Se a unha caiu por completo, demora cerca de 5 a 6 meses para que esta se renove. As unhas dos pés crescem cerca de 1 a 1,5 milímetros por mês.
"A forma mais eficaz de disfarçar a unha quebrada, sem dúvidas, é colando o papel higiênico", aponta a especialista do Jacques Janine Fashion Mall.
12 horas
Água gelada: o frio faz com que o esmalte seque mais rápido, por isso muita gente mergulha as mãos em água gelada depois de pintá-las. O truque funciona, mas tem que ser usado com cuidado. Espere dois minutos após a aplicação do esmalte e mergulhe os dedos por cerca de um minuto em um recipiente com gelo e água.
A água quente é o inimigo do esmalte, pois faz com que a tinta se solte das unhas e lasque. Para que a manicure dure mais tempo, o ideal é diminuir as temperaturas e esperar no mínimo seis horas após a esmaltação para tomar banho ou lavar a louça (sempre com luvas, claro).
Se você é do tipo que faz as unhas sempre que possível, mas não tem muita paciência para esperar o esmalte secar, saiba que a Avon acaba de lançar o produtinho dos sonhos. Nesta quinta (13), a marca anunciou o lançamento do Pro Color Esmalte, novidade que promete secagem rápida, em exatos 60 segundos.
O Dailus Ultra Sec é um produto que promete ajudar na secagem do esmalte. Como a Dani, do Unha Bonita, explicou aqui nesse post, o ingrediente que ajuda nessa tarefa é o Disiloxane. É ele que faz com os solventes dos esmaltes evaporem mais rapidamente, resultando em secagem mais rápida.
Com todos os cuidados feitos, é preciso secar as unhas de gel na cabine por aproximadamente mais três minutos, dependendo do tom do esmalte utilizado para a pintura, uma segunda camada pode ser necessária, se for o caso, após a aplicação as unhas voltarão por mais três minutos na cabine.
O frio é um dos maiores. O ideal é mergulhar as mãos em bacias com água fria. Vale colocar algumas pedras de gelo para garantir que a temperatura do recipiente ficará bem gelada. Deixe as unhas de "molho" por cerca de três minutos e pronto: seu esmalte sairá praticamente seco!
Pra começar, sempre espere o esmalte secar um pouco antes de aplicar o extra brilho. Inclusive, se você fizer unhas decoradas com tinta ou esmalte, certifique-se de que a decoração está seca antes de aplicar a cobertura brilhante.
Passar extra brilho pode ser a solução para consertar o amassado. Dois itens essenciais para acelerar a secagem do esmalte são o extra brilho e o óleo secante. Usar um dos dois já é o suficiente para evitar os amassadinhos que tanto incomodam.