PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Topison® é indicado para o alívio da inflamação e do prurido (coceira) nas doenças de pele que respondem ao tratamento com corticoides tópicos, como: psoríase (doenças com espessamento e descamação da pele), dermatite atópica e/ou dermatite alérgica de contato.
O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido à alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço. Além disso, rubor facial e aumento da pressão arterial são efeitos indesejáveis relativamente frequentes.
O Dr. Rodrigo Santucci, diretor médico do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, aponta que esse inchaço acontece porque o corticoide ajuda a reter líquido e sódio.
Embora seu uso seja ideal para aliviar rapidamente os sintomas de inflamações e alergias, com o tempo, o medicamento determina a diminuição da produção de células cutâneas e de colágeno, além de estimular o surgimento de acne e de pelos, refletindo em uma série de complicações para a pele.
“Seu uso indevido pode causar: surgimento de espinhas, afinamento da pele, aparecimento de pelos grossos e pigmentados no rosto, surgimento de estrias grossas e vermelhas de difícil tratamento e aparecimento de pequenos vasos sanguíneos, chamados de teleangiectasias”.
Corticoides. Eles são pouco usados no tratamento da acne, até porque um de seus efeitos é causar espinhas. Mas quando as inflamações formam cistos endurecidos e inflamados, a aplicação com agulha e seringa desse anti-inflamatório diretamente na lesão pode ajudar.
“Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.
Os mais utilizados são:
Reação a medicamentos Certos medicamentos podem causar como efeito colateral reações de inflamação da pele, com formação de acne, e um exemplo comum é o uso do corticóide e anti-inflamatórios.
A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.
Os medicamentos eficazes que podem ser usados para tratar a acne são:
7 formas de tirar cicatriz de acne do rosto
Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista. Os tratamentos disponíveis para a acne, portanto, incluem cremes, géis, sabonetes e antibióticos orais, além da isotretinoína.
Os antibióticos mais usados são as tetraciclinas (tetraciclina, minociclina e doxiciclina) ou os macrolídios (azitromicina e eritromicina). Até há alguns anos, a tetraciclina era o antibiótico por via oral mais usado pelos dermatologistas, devido ao seu custo baixo e boa eficácia.
Adultos e crianças acima de 12 anos: Para o tratamento da acne vulgar, a azitromicina deve ser administrada de forma intermitente em três ciclos de 500 mg/dia: primeiro ciclo de um comprimido ao dia por três dias e sete dias de intervalo; segundo ciclo de um comprimido ao dia por três dias com sete dias de intervalo; e ...
O Ácido Salicílico, junto ao Retinóico ou Glicólico está entre os mais recomendados para associação ao tratamento da pele oleosa e com tendência à acne. Ele esfolia, renova a pele do rosto, remove as células mortas e o excesso de oleosidade.
1) Produtos com LHA, ácido salicílico e ácido glicólico diminuem as manchas. Esses ativos são essenciais para quem tem a pele oleosa, acneica e com manchas de acne. A associação do ácido salicílico com o LHA ajuda a afinar a pele, promovendo uma microesfoliação e renovação da camada superficial.
Ácido Retinóico: um dos mais eficazes ácidos usados na dermatologia há décadas é um derivado da vitamina A que ropmeve células mortas, estimula colágeno, suaviza linhas finas e diminui manchas.
Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?
Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas
Tratamentos para clarear a pele
Os ácidos são ativos também muito usados para o tratamento do melasma combinados com os cremes. "O ácido kójico, ácido retinoico, ácido glicólico e o ácido ascórbico (vitamina C) são muito usados e podem promover um ótimo clareamento", enumera a dermatologista.