O tecido cartilaginoso apresenta funções ligadas principalmente à sustentação, como conferir a sustentação de tecidos moles; revestimento das articulações, facilitando o deslizamento e absorvendo choques; constituição do esqueleto temporário de embriões; formação e crescimento de ossos longos.
O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por ser rígido, mas flexível. Esse tecido não apresenta nervos ou vasos sanguíneos e linfáticos, diferentemente da maioria dos tecidos conjuntivos.
O tecido cartilaginoso é um tipo especializado de tecido conjuntivo originado do mesênquima. Esse tecido é constituído por dois tipos celulares (condrócitos e condroblastos) e um material extracelular, denominado matriz.
Por isso, é considerado um tecido avascular. O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras.
A epiglotite é uma doença rápida que pode causar obstrução das vias aéreas, levando a complicações muito graves, como parada respiratória, quando não é tratada. O tratamento requer internamento hospitalar, pois pode ser necessário receber oxigênio através de um tubo colocado na garganta e antibióticos pela veia.
A traqueobronquite é uma inflamação na traqueia e nos brônquios que gera sintomas como tosse, rouquidão e dificuldade para respirar devido ao excesso de muco, que faz com que os brônquios fiquem mais estreitos, dificultando o funcionamento do sistema respiratório.
Situada na região anterior ao esôfago, a traqueia é constituída por uma série de cartilagens em formato de “C”, as quais são importantes para evitar o seu colapso e garantir uma passagem adequada de ar até os pulmões.