Em nosso país, o art. 4º da lei 5.
Uma cooperativa é uma sociedade cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. Há muitos tipos de cooperativas. Algumas têm como finalidade a comercialização de bens produzidos por seus membros.
O objecto fundamental do cooperativismo, que surgiu como resposta às condições degradantes da situação humana, em conseqüência da revolução industrial, repousa na determinação de um grupo subjugado de fazer face ao poder de um outro, que o dominava; de situar-se nessas transformações e identificar os agentes sócio- ...
O valor social do trabalho atua de maneira decisiva sobre os sentidos do trabalho e sobre a dignidade humana, pois condiciona e orienta, de modo positivo, a construção de um ideal de cidadania que coloca a participação dos processos sociais como parte essencial do desenvolvimento.
Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Um sistema cooperativista, portanto, tem por objetivo a obtenção de uma vantagem econômica a partir da eliminação ou redução de intermediários no processo produtivo. É dizer que o sistema cooperativista busca o relacionamento direto entre a sociedade cooperativa e o consumidor ou produtor cooperado.
Inicialmente, deixamos claro que os agentes cooperados vinculados a uma cooperativa, em regra, não recebem direitos trabalhistas porque não constituem o vínculo formal de emprego. Ou seja, no ato da associação, não ocorre o registro na carteira de trabalho (CTPS).
5 motivos para associar-se a uma cooperativa
As cooperativas se distinguem das demais empresas por:
As cooperativas servem para organizar trabalhadores que exercerão determinadas funções. Elas são úteis porque garantem vantagens para os membros e facilitam a organização do trabalho. ... Para criar uma organização assim, antes de tudo você precisa de planejamento.
A sociedade cooperativa consiste na reunião de pessoas que apresentam interesses comuns com o intuito de desempenhar tarefas e serviços sem fins lucrativos, apenas visando a benefícios maiores para todos os membros. O funcionamento da cooperativa é regido pela Lei nº 5.
Conheça quais são a seguir.
Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.
Na cooperativa médica, os próprios médicos cooperados são os donos do negócio, que se reúnem em uma associação para prestar assistência médica ambulatorial e hospitalar aos usuários que se credenciam à cooperativa.
As cooperativas organizadas para prestação de serviços médicos são formadas por médicos cooperados, responsáveis pelo atendimento aos usuários em consultórios, hospitais, clínicas ou laboratórios.
Há diferentes formas de atuação das cooperativas de saúde. A Unimed, por exemplo, é uma cooperativa de médicos que presta serviços para os seus clientes. Para o consumidor final, a atuação é semelhante ao de um plano de saúde, porém, os médicos são sócios cooperados.
A cooperativa de serviços e trabalho pode ser livremente organizada pela associação de trabalhadores, que voluntariamente e conscientemente resolvem constituí-la. O tomador poderá avaliar e gerenciar via gestor. A cooperativa negocia a remuneração dos cooperados.
Cooperativas. Já as cooperativas desenvolvem mais um trabalho comercial e empresarial de uma maneira coletiva. Os cooperados são beneficiários e administradores do negócio, podendo ser beneficiados pelos resultados gerados.
Assim, as cooperativas rurais funcionam como depósitos e centrais de beneficiamento e distribuição de produtos. Elas recebem e beneficiam a produção de diversas maneiras – envasamento, produção de alimentos derivados, descascamento de grãos e ensacamento, por exemplo.
As cooperativas de mineradores têm a finalidade de pesquisar, extrair, lavrar, industrializar, comercializar, importar e exportar produtos minerais. ... Além dos garimpeiros, também podem fazer parte da cooperativa quebradores de pedras e trabalhadores na extração de areia, pedra, entre outros profissionais.