A “linha dura” (Militares e civis contrários à redemocratização) inicia um processo de aperto violento contra a oposição ao regime militar. Casos de tortura, espancamentos, assassinatos e esquadrões da morte aumentam exponencialmente.
Em 1964, os militares, apoiados por parte da sociedade brasileira, destituíram o presidente João Goulart, em nome da segurança nacional. Os militares ficaram 21 anos no poder e alternavam a presidência do país entre si em eleições indiretas. Em 1967, estabeleceram uma nova Constituição.
O processo de redemocratização se deu no fim do regime militar e a escolha através de um plebiscito para qual seria a forma política que a população queria ser governada a qual teve a vitória o sistema de presidencialismo, desde ai foi formulada a constituição brasileira e vários outros feitos em prol da democracia.
O militares fizeram o País crescer mais, incentivaram as exportações e atraíram capitais estrangeiros. Mas não diminuíram o déficit da balança de pagamentos, não diminuíram as diferenças regionais, nem controlaram a inflação. O milagre econômico foi inegável.
Resposta: O apoio de Vargas aos Aliados na 2º Guerra Mundial, uma vez que os Aliados ( vencedores da guerra ) eram os liberais, e Vargas apresentava traços fascistas suas em ações, os mesmos traços do Eixo, inimigo dos Aliados na guerra, e não era possível sustentar um governo ditatorial enquanto o mundo era varrido ...
A Queda do Estado Novo foi decorrente de um processo de desgaste do governo na década de 1940 e que culminou com seu fim em 1945. Desde a chamada Revolução de 1930, o gaúcho Getúlio Vargas ocupava o posto de presidente do Brasil.
Ditadura militar (1964-1985) - Breve história do regime militar. Em 31 de março de 1964, militares contrários ao governo de João Goulart (PTB) destituíram o então presidente e assumiram o poder por meio de um golpe. O governo comandado pelas Forças Armadas durou 21 anos e implantou um regime ditatorial.
Getúlio Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 e 1945, mesmo não tendo sido eleito democraticamente. Em 1945, foi forçado a renunciar através de uma ação militar combinada entre a UDN (União Democrática Nacional) e o Exército brasileiro. ...