Fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés para evitar a entrada de roedores nas casas. Manter ralos e vasos sanitários tampados com tampa pesada. águas da enchente ou do esgoto, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de contar ao médico o seu contato com água ou lama de enchente.
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
O período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.
É causada por espiroquetas patogênicas do gênero Leptospira, transmitida por contato direto ou indireto com urina de um animal infectado. A doença apresenta quadro febril agudo e manifestações de vasculite generalizada em segunda fase.
Cachorros, gambás, ratos, guaxinins, entre outros, se tornam agentes transmissores da doença quando infectados. O animal saudável pode pegar leptospirose pelo contato com fluidos de cães ou outros animais contaminados (urina, vômito, etc) ou pelo contato com ambientes e objetos em que existam esses fluidos.
A leptospirose humana pode se manifestar de forma leve ou moderada, também denominada anictérica, ou severa e fatal, forma ictérica. O período de incubação varia de 2 a 30 dias, os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe, febre amarela, dengue, malária, hantavirose e hepatites.
Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.
Como o diagnóstico clínico é pouco preciso, é fundamental o exame através do cultivo bacteriano para isolamento do agente de amostra de sangue, líquor ou urina, conteúdo estomacal de fetos abortados, conteúdo de rins, fígado e baço podem ser técnicas eficientes e seguras de diagnóstico.
A leptospirose é uma doença de caráter infeccioso que é causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. Essa bactéria vive nos rins de diversos animais (com destaque para ratos e roedores, no geral, sendo que cães também podem tê-la), sem causar a eles nenhum dano ou sintoma.
Como eliminar a leptospirose com água sanitária O hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) mata as leptospiras e deve ser utilizado para desinfetar reservatórios de água.
A mais comum delas é a urina dos ratos. Essa praga deixa um rastro semelhante ao amoníaco, fragrância pouco aprazível ao olfato humano. Sem contar que é no xixi do rato que podem estar os microrganismos causadores de enfermidades com a leptospirose. Outra possível explicação para o fedor é ainda mais repugnante.
Mas fique atento a leptospirose canina: sintomas como:
Sintomas da leptospirose
Os ratos gostam tanto das zonas baixas, quanto nos topos dos móveis. Se ficarem localizados no piso, haverá maior facilidade para capturá-los, portanto, fique sempre atento aos possíveis rastros que estarão nos espaços inferiores, principalmente, dos armários, onde geralmente caem restos de alimentos.
Esse micro-organismo pode sobreviver indefinidamente nos rins dos animais infectados sem provocar nenhum sintoma e, no meio ambiente, por até seis meses depois de ter sido excretado pela urina.
Procure verificar em locais mais fechados e escondidos, como embaixo ou atrás do sofá, fogão, geladeira, nos cantos das paredes perto de ralos e outros possíveis locais como dentro de armários.
As manchas escuras são perceptíveis em paredes, móveis e outros objetos. A coloração adulterada é um indício claro de infestação por ratos no ambiente. Os ratos emitem guinchos agudos. Você pode ouvi-los principalmente à noite, quando a movimentação dos animais fica mais intensa.
É por tal facto que o Rato, na simbologia chinesa, é sinónimo de prosperidade familiar, isto é, um sinal de riqueza e superávit familiar. Mas é também apreciado pelo seu apurado sentido de olfato, de vitalidade, de sobrevivência, de inteligência, de versatilidade e agilidade.
Por que aparecem os ratos? Quando vemos um rato em nossa casa é sinal de que algo está errado. Isso porque os ratos só aparecem quando damos condições para que tenham abrigo, água e alimento. Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos.
Sonhar com rato significa percepções negativas, pois o animal é símbolo de conceitos como falsidade, cobiça, culpa e falta de higiene.
Geralmente os ratos ficam escondidos durante o dia nestes ambientes, ou também em esgotos, e à noite vão para as residências.
Confira medidas preventivas simples que você pode aplicar hoje mesmo:
Manter os alimentos em recipientes de metal ou de vidro com tampas justas. Manter a sua casa e o jardim o mais arrumado possível, evitando deixar lugares para as ratazanas se esconderem. Colocar os sacos de lixo dentro de contentores de uma forma segura para que os ratos de telhado não consigam ter acesso aos mesmos.