Decidiu-se que para se conquistar Jerusalém era necessário conquistar o Egito primeiro, uma vez que este controlava esse território. Em maio de 1218, as tropas de Frederico II puseram-se a caminho do Egito, sob o comando de João de Brienne.
A Sexta Cruzada (1228-1229), lançada em 1227 pelo imperador do Sacro Império Frederico II de Hohenstauffen, que tinha sido excomungado pelo Papa. Frederico, genro de João de Brienne, herdeiro do trono de Jerusalém, pretendia reclamar seus direitos sobre Chipre e Jerusalém-Acre.
As Cruzadas foram guerras incentivadas pela Igreja Católica, que aconteceram na Europa Ocidental. Tinham como alvo principal retomar a Palestina e Jerusalém, tirando as cidades do domínio muçulmano. Foram nove Cruzadas oficiais, que aconteceram entre os séculos XI e XIII, período da Idade Média, na Europa.
Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.
Esse movimento teve como consequência a reaproximação do Ocidente e do Oriente, a retomada do comércio, a reabertura das rotas comerciais, além da troca de cultura entre diversos povos da África e Oriente Médio com a Europa.
As principais consequencias das cruzadas foram as seguintes: - Empobrecimento de alguns senhores de terras; - Fortalecimento do poder real; - Desenvolvimento do comercio por povos do Oriente.
Contudo, as cruzadas provocaram direta ou indiretamente, grandes transformações na sociedade europeia medieval. Elas contribuíram para o enfraquecimento da aristocracia e da servidão e o fortalecimento da burguesia. ... Houve um retrocesso da servidão.
Os ricos e poderosos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém (Hospitalários) e dos Cavaleiros Templários foram criados pelas Cruzadas. O termo é também usado, por extensão, para descrever, de forma acrítica, qualquer guerra religiosa ou mesmo um movimento político ou moral.
A fome, a guerra e a peste Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal. Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos.
As Cruzadas ocorreram entre os anos de 1096 e 1270 e conduziram a Europa a um momento de renascimento comercial: ao voltarem das batalhas em terras orientais, os cruzados traziam consigo produtos de luxo, como tapetes persas, porcelanas chinesas, tecidos finos ou especiarias (temperos como cravo, canela e pimenta), que ...
Resposta: Foram travadas contra os muçulmanos, eslavos pagãos, cristãos ortodoxos russos e gregos, mongóis, cátaros, hussitas, judeus e inimigos políticos dos papas.
As consequências econômicas das Cruzadas foi a reabertura e retorno da exploração de rotas comerciais, sobretudo, entre a Europa e a Ásia, causando o ressurgimento de centros comerciais, aumentando a urbanização. Além disso, a burguesia começou a se formar e ganhar notoriedade econômica e social na sociedade européia.
Entretanto, a importância maior das Cruzadas está no fato de elas terem ajudado a iniciar um processo que colocaria fim ao isolamento da sociedade feudal. Ao mesmo tempo que cruzavam o continente e o mar Mediterrâneo e estabeleciam contatos com outros povos, os europeus fortaleciam as cidades e o comércio.
Porque através delas (as cruzadas) que puderam perceber que as consequências das ações humanas nem sempre se concretizam conforme seus anseios e expectativas.
As cruzadas foram essenciais na revitalização das cidades e do comércio, pois abriram novas rotas comerciais para o Oriente. ... Portanto, os burgueses que realizavam essa rota comercial com frequência acabaram disseminando a ideia de buscar novas rotas por via marítima.
Dessa forma, mesmo não sendo uma solução duradoura para os problemas europeus, as Cruzadas foram importantes para a criação de um fluxo comercial que permitiu a introdução de várias mercadorias orientais no cotidiano da Europa. ... As Cruzadas estabeleceram uma via de comunicação da Europa Feudal com o Oriente.
Olá, os interesses sociais das Cruzadas eram povoar novas áreas, pois durante as Cruzadas, foram sendo criadas novas cidades, novos centros comerciais, dando início a novos povos, culturas, durante toda as Cruzadas religiosas.
As mudanças ocorridas devidos as cruzadas foram a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio na Europa. O que gerou a intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente, obstruída pela expansão muçulmana.
Após as Cruzadas a principal mudança territorial na Europa foi a expulsão dos mouros da Península Arábica e a reconquista da autonomia local dos portugueses e espanhóis, que formaram os primeiros Estados-Nacionais da Europa e deram início ao processo das Grandes Navegações.
Com a revolução industrial, houve mudanças nas estruturas produtivas capitalistas, transformações econômicas, como o capitalismo industrial, liberalismo econômico, exploração da mais-valia.