Além da produção e comercialização do ouro e outros minerais, o Império Mali tinha, como base econômica, a agricultura e o pastoreio.
Gana é um dos países mais ricos da África tropical, e sua economia se baseia na extração de recursos naturais e na agricultura. Os principais intens exportados são o ouro, madeira e cacau. A moeda do país é o Cedi. A atividade agrícola contribui com mais da metade do produto interno bruto.
Mansas é como eram chamados os reis do Mali. O reino do Mali surgiu ao redor da cidade de Timbuktu, fundada por volta do ano 1100.
O ouro extraído por Mali sustentava grande parte do comércio no Mediterrâneo. Conta-se que, entre 1324 e 1325, Mansa Mussa, em peregrinação a Meca, parou para uma visita ao Cairo e teria presenteado tantas pessoas com ouro, que o valor desse metal se desvalorizou por mais de 10 anos.
República
A conquista do Sosso em 1235 deu ao Império do Mali acesso às rotas comerciais trans-saarianas....
A colonização francesa sobre o território do atual Mali começou em 1880, tornando-se oficial dez anos depois (1890). Até 1959, foi recortado administrativamente por diversas vezes, passando a receber nomes como “Sudão Francês” (por duas vezes) e “Alto Senegal e Níger”.
O poder político era exercido pelo Imperador, embora possuísse uma espécie de regime democrático, já que o povo tinha acesso a este por meio das chamadas reclamações.
Formando um governo centralizado de líderes tribais e uma variedade de mercadores árabes influentes; essa assembleia (gbara) declarou Sundiata o monarca supremo, e o conferiu títulos honorários tais como Mari Diata (Senhor Leão).