Radiciação é a operação matemática inversa à potenciação. Enquanto a potenciação é uma multiplicação na qual todos os fatores são iguais, a radiciação procura descobrir que fatores são esses, dando o resultado dessa multiplicação.
Utilizamos os números para nos identificar, localizar-nos, fazer medidas e contagens,entre outras coisas e situações. Figura 1: Balanças, relógios, fitas métricas são exemplos de instrumentos de medida que são utilizados.
Os números romanos são utilizados nos relógios, livros, nomes de personagens importantes, como reis, papas, para indicar século. Os números romanos são representados por letras maiúsculas.
A radiciação é uma operação matemática que envolve um produto (multiplicação) cujos fatores são todos iguais em seu fundamento, isto é, uma “potência”. Nas potências, é dado um número chamado base, que é multiplicado por si mesmo n vezes (n é o expoente).
A radiciação é a operação inversa à potenciação. ... O radical (símbolo em vermelho) indica que se trata de uma radiciação, e o índice caracteriza a operação, isto é, o tipo de raiz que estamos trabalhando. Em geral, o radicando é o número sobre o qual somos questionados, e a raiz é o resultado.
A potenciação serve para representar multiplicações que possuem fatores iguais. Os termos da potenciação são: base, expoente e potência.
Para reduzir radicais ao mesmo índice a primeira etapa é encontrar o mmc dos índices. A segunda etapa é dividir este número pelo índice antigo e multiplicar pelo expoente do radicando.
A regra prática para realizar adição e subtração de radicais é a mesma, a única diferença será o operador, ou seja, a operação poderá ser de adição ou de subtração. Para somar e diminuir radicais semelhantes basta conservar o radical semelhante e realizar a adição ou subtração dos coeficientes.
Quando os índices são diferentes Para tanto, podemos aplicar a 2ª propriedade da radiciação, que afirma que “a raiz não sofre alteração se multiplicarmos ou dividirmos o índice do radical e o expoente do radicando por um mesmo valor.”
Para simplificá-los, divida-os ou reduza-os, ignorando as raízes quadradas por enquanto. Simplifique as raízes quadradas. Se o numerador for igualmente divisível pelo denominador, basta dividir os radicandos. Caso contrário, simplifique cada raiz quadrada normalmente.
Basta multiplicar os números abaixo do sinal do radical ou raiz quadrada e mantê-lo lá. Veja como fazê-lo: Ex. 1: √(18) x √(2) = √(36)