A noção do corpo no mundo ocidental é concebida pelo cristianismo. O modelo cristão propõe um princípio dualista, pois ele representa, de um lado, a aproximação do divino e, por outro, a aproximação da matéria do pecado. A carne é pesada e o espírito, leve.
Durante quase toda a Idade Média, o corpo foi visto pela Igreja como algo pecaminoso. Nessa postura de pensamento a igreja passou a emitir padrões durante o ato sexual, para que houvesse controle da população, e para que todos passassem a ter uma noção de pecado quanto ao ato sexual fosse praticado de forma desvairada.
Na Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, surgiu a idéia do corpo perfeito conquistado por meio da atividade física. Os homens helênicos não se envergonhavam de exibir-se despidos em jogos e danças.
Desde a Antiguidade, com efeito, os vivos se ocupavam dos corpos dos membros de suas famílias. As mulheres, em particular, eram encarregadas de lavá-los, de prepará-los para juntarem-se ao reino dos mortos que, segundo a crença, retornavam às vezes para atormentar a alma dos vivos.
A concepção de corpo não se separa da corporeidade. A corporeidade é o estado ou qualidade de ser corpóreo, de ser material, seria toda e qualquer organização de ordem material e de ordem cultural. Todavia, corporeidade é o que constitui um corpo, realidade existencial e humana (SANTIN, 2008, p. 103).
O corpo era visto como elemento de glorificação e de interesse do Estado. O corpo nu é objecto de admiração, a expressão e a exibição de um corpo nu representava a sua saúde e os Gregos apreciavam a beleza de um corpo saudável e bem proporcionado.
O grupo entende o corpo apenas em seu caráter biológico (conjunto de órgãos, ossos, músculos, etc.) e a Educação Física para a maioria desses estudantes é esporte. A relação existente entre corpo e Educação Física, foi relacionada ao movimento, o qual ajudaria a desenvolver o corpo. Unitermos: Corpo.
O corpo tem vinculações muito estreitas com a Educação Física não só por estar vinculado ao movimento, mas também por se apresentar no âmbito acadêmico/científico da mesma como objeto de estudo a partir das mais variadas problemáticas abarcando as mais variadas ciências.
Práticas corporais são instrumento eficiente para a promoção da saúde coletiva. ... Bastante difundidas em países asiáticos, as práticas corporais (massagem, yoga, alongamento, dança, lian gong, tai-chi, meditação, acupuntura, entre outras) têm se mostrado eficientes no enfrentamento do sofrimento e da dor.
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
Na escola os corpos sujeitos da corporeidade contam e fazem a sua história de vida, a experiência do corpo sendo, expressada pela motricidade produz ações intencionais, isto é, através de suas práticas corporais a criança se faz corpo sujeito consciente de suas ações.
Corporeidade ou Mente corpórea é um termo da filosofia para designar a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Corporeidade é supostamente animada pela alma humana que lhe daria transcendência pelo nosso corpo.
A grande contribuição do conceito de corporeidade é, em nosso entender, devolver os corpos ao mundo, é percebê-los como construção, como espaço da liberdade humana de autoconstituir-se.
A prática de atividades físicas é, sim, importante no curso. ... Mas o curso de Educação Física não se resume à prática de esportes. Quem opta por esta graduação tem que estudar sobre o corpo humano, sua anatomia, a biomecânica dos movimentos corporais e os efeitos que a prática de exercícios físicos exerce no organismo.
Para isso, você vai estudar as seguintes disciplinas:
A faculdade de Educação Física pode oferecer cursos de licenciatura ou bacharelado. ... Durante a faculdade de Educação Física são ensinadas a teoria e a prática dos mais diversos esportes, danças, lutas, exercícios físicos e atividades recreativas. O aluno pratica estas modalidades e aprende metodologias para ensiná-las.
Enquanto o bacharel em Educação Física pode atuar como personal trainer, musculação e esportes em geral, o licenciado tem o foco no ensino. Assim, ele tem espaço tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio em escolas públicas e privadas, podendo também fazer pesquisas científicas.
Na Educação Física, o bacharel está apto a atuar em academias, centros desportivos, clubes, como personal trainer e preparador físico, dentre outras possibilidades. ... É o caso de quem trabalha como personal trainer ou professor de academia.
Quem pode/deve ministrar aula de Educação Física na educação infantil e anos iniciais é o professor especialista ou generalista (pedagogo regente).
A formação com titulação de bacharelado é direcionada para a saúde e qualifica profissionais para prescreverem e conduzirem atividades físicas nas áreas do esporte e lazer para diversas faixas etárias. Já a licenciatura, habilita professores para atuarem exclusivamente na educação física escolar.
Formados em educação física podem trabalhar em academias, retiros de idosos, clubes e associações esportivas ou escolas. Podem ainda se especializar em algum esporte e se tornar técnico, treinador ou personal trainer de atletas. Já os fisioterapeutas podem atuar em clínicas e hospitais, ou como autônomos.
Sim, mas há restrições para ingressar no curso e a oferta é baixa. Esse bacharelado é liberado somente para: Alunos concluintes da Licenciatura em Educação Física.
Se eu cursar bacharelado em Educação Física, jamais poderei dar aulas? Só com o bacharelado, não. Se o bacharel em Educação Física quiser lecionar, ele deve dar continuidade à sua formação fazendo especialização, mestrado ou doutorado, e ministrar aulas para alunos do Ensino Superior.
Educação Física: bacharelado O bacharelado é uma das modalidades de graduação mais tradicionais. As bases da formação nesse curso são as mesmas da Educação Física licenciatura. A diferença é que o bacharel não pode dar aulas em instituições de ensino básico.
A licenciatura é voltada para a formação de professores da educação básica, enquanto o bacharelado habilita o profissional a atuar em diversas outras áreas. Assim, as grades curriculares das duas graduações são muito similares, no que se refere aos conhecimentos específicos do campo da Educação Física.
Disciplina obrigatória em cursos de Educação Física, a Natação pode ser ensinada em escolas, academias e clubes, com uma forte procura por alunos de todas as faixas etárias. É, inclusive, a única atividade física indicada a menores de 3 anos, podendo ser praticada durante toda a vida!