O continente pode ser dividido em seis regiões: Ásia Setentrional, Sudeste Asiático, Ásia Central, Oriente Médio, Ásia Meridional e Extremo Oriente.
Para efeitos de estudo, a Ásia pode ser dividida em subregiões geográfico-culturais: Ásia Central, Cáucaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente indiano.
Divisão da Ásia em regiões
por UN sub-região:
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí.
Em razão das diferentes características físicas que apresenta, a Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
Região Nordeste do Brasil
O sertão nordestino, também conhecido como sertão, é uma das quatro sub-regiões da Região Nordeste do Brasil, sendo a maior delas em área territorial. Estende-se pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Zona da Mata Essa sub-região apresenta a maior concentração populacional; é mais urbanizada e com melhor infraestrutura referente, sobretudo, à telecomunicação e aos transportes.
Sertão
Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe compõem a Região Nordeste do Brasil. Essa Região possui a maior quantidade de estados (nove), sua extensão territorial é de 1.
A Região Metropolitana de Patos, no estado da Paraíba, é a região metropolitana que tem mais municípios do Nordeste. São 24 municípios no total.
São identificados três tipos de climas ao longo da região Nordeste: tropical, semiárido e equatorial úmido. Clima tropical: ocorre principalmente no sul da Bahia, centro do Maranhão e no litoral de todos os estados da região. ... Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga.
A Região Nordeste do Brasil apresenta diversas configurações quanto aos aspectos naturais dos principais elementos da natureza tais como relevo, vegetação, clima, hidrografia, devido a essas variações essa região foi regionalizada ou dividida em sub-regiões, são elas zona da mata, meio-norte, agreste e sertão.
A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).
É uma região com muitos planaltos, depressões e planícies, sendo estas últimas encontradas no litoral nordestino. Os planaltos e as depressões ocupam todo o interior. O Planalto da Borborema localiza-se nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
Os principais sistemas aqüíferos, ordenados conforme sua importância de produção, são: Cabeças, Serra Grande e Poti-Piauí. Outros aqüíferos menos produtivos correspondem às Formações Motuca, Corda e Itapecuru.
A baixa capacidade de produção de água subterrânea no Nordeste, principalmente no Semi-Árido, é decorrência da falta de chuvas, da alta evapotranspiração potencial e da baixa capacidade de armazenamento do substrato cristalino, bastante presente no subsolo da região.
Além das riquezas naturais já conhecidas, a região amazônica conta com um tesouro subterrâneo. Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água.
Alter do Chão ou Sistema Aquífero Grande Amazônia É o maior aquífero conhecido do mundo, e reserva metade da água presente no Brasil. Atualmente, ele fornece água apenas para cidades vizinhas, como Manaus e Santarém.
Considerado o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, o Aquífero Guarani possui cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, estendendo-se desde a Bacia Sedimentar do Paraná até a Bacia do Chaco–Paraná, estando presente em quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Aquífero Alter do Chão é o maior reservatório de água do planeta | Jornal Hoje | G1. Pesquisadores do Pará e do Ceará descobriram que a Amazônia tem o maior reservatório subterrâneo de água do planeta. O aquífero Alter do Chão já era conhecido dos cientistas. Eles só não sabiam que era tão grande.
Esse tesouro natural armazena cinco vezes mais água que o segundo maior reservatório do mundo, a Grande Bacia Artesiana da Austrália.
Diversos países disputam a Antártida, que tem maior reserva de água doce do mundo - BBC News Brasil.
Esse reservatório foi encontrado na região gasosa que cerca o quasar APM localizado na constelação Lynx, a mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra. Isso significa que essa massa de água existia quando o Universo tinha apenas 1,6 bilhão de anos – hoje, ele tem cerca de 13 bilhões.
Astrônomos descobriram a maior quantidade de água já registrada no Universo a uma distância de mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra. A quantidade de água equivale a 140 trilhões de vezes todo o volume de água nos oceanos de nosso planeta.
O quasar em questão atende pelo nome de SDSS J135246. 37 + 423923.