São comemorações de acontecimentos, personalidades, fatos ou mistérios que, ao manifestarem publicamente as convicções religiosas de um grupo social, fortalecem a pertença de cada pessoa ao grupo de símiles que comungam das mesmas convicções religiosas.
Nesse sentido, as festas revelam a essência fundante de respeito à fé e à fraternidade comunal, que alimentam as manifestações religiosas e perpetu- am as tradições que constituem um verdadeiro patrimônio cultural. Assim se configuram as festas brasileiras desde os primeiros sécu- los de colonização.
Uma festa é uma solenidade comemorativa destinada a pessoas ou fatos importantes, como por exemplo as Festas Juninas. ... Quando a festa possui um caráter mais abrangente ou oficial torna-se festival, geralmente atraindo mais público e repercussão junto à sociedade.
Nas suas três grandes festas litúrgicas --Natal, Quaresma e Páscoa--, a Igreja Católica promove uma série de eventos religiosos, como missas especiais, vigílias e orações, com o objetivo de reunir os seus fiéis em torno da celebração da fé cristã e do aprofundamento dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo.
Portanto, o Roch Hashaná é um lembrete que Deus é que reina a vida dos homens.
Atividade ritual por meio da qual as pessoas expressam de forma simbólica, através de sua conduta, o relacionamento com o mundo sagrado.
São festas que acontecem ao longo do ano e que evidenciam a devoção do povo, dotado de uma cultura de raiz folclórica ligada aos negros e portugueses e de forte tradição religiosa. ...
Cristianismo
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.