Para consultar vaga nas creches, acesse o endereço https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/vaga-na-creche/. Após o preenchimento do formulário online, as informações são direcionadas para o sistema que encaminha as solicitações para as vagas disponíveis.
A partir de um dado endereço e do mês e ano de nascimento da criança, ele lista e localiza no mapa os CEIs que atendem aquela faixa etária localizados a uma distância de 1,5 quilômetros (nos casos de crianças em idade de Berçário) ou 2 quilômetros (nos casos de crianças em idade de Mini Grupo).
Para pedir transferência é necessário apresentar o documento de identidade (ou certidão de nascimento) do aluno e comprovante de residência. É necessário ter realizado mudança de endereço ou alteração na disponibilidade de vagas na unidade.
Como consigo vaga em uma creche? Dirija-se a qualquer unidade de Educação Infantil municipal para fazer o cadastro, levando comprovante de residência com CEP, um documento do responsável, um documento da criança e telefones para contato. É muito importante manter o endereço e os telefones atualizados.
Os pais que não conseguirem vaga podem procurar a Defensoria Pública, o Ministério Público, as Diretorias Regionais de Ensino, ou o Conselho Tutelar de sua região. Caso o Conselho Tutelar não garanta a vaga da criança, procure um Promotor de Justiça da Infância e da Juventude.
Para efetuar a pré-matrícula, será necessário acessar o site https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login e preencher as informações solicitadas. Será necessário fazer upload dos documentos no mesmo endereço eletrônico. As informações serão verificadas e as matrículas validadas pelas próprias escolas.
“O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei 8.