São constituídos pela polimerização da proteína globular actina G, originando os filamentos de actina F. O modelo mais aceitável é o de um filamento helicoidal formado por uma cadeia simples de monómeros. Estes monómeros são constituídos por uma cadeia polipeptídica de 374 (375 no músculo esquelético) unidades.
Vale lembrar que, a maioria dos movimentos celulares é devida ao deslizamento de estruturas macromoleculares uma sobre as outras. O mecanismo de movimentação mais difundido nas células eucariontes é devido ao deslizamento de fibrilas de actina sobre fibrilas de miosina.
Movimentos celulares são divididos em dois grupos, os movimentos quem levam a modificação na forma das células como as contrações musculares, movimentos amebóides, movimento de divisão celular e os movimentos que não levam a modificação na forma da célula como os processos de transporte intracelular.
→ Funções do citoesqueleto Promove movimento de organelas e vesículas citoplasmáticas; Importante na contração celular; Possibilita movimentos ameboides.
células eucarióticas
Movimentos celulares que geram a modificação no formato das células: Contrações musculares. Movimentos amebóides. Movimento de divisão celular.
Organelas são pequenas unidades, órgãos, dentro de uma célula, e executam funções específicas como, por exemplo, construir proteínas. Elas são vistas no filme como pequenos corpos movendo-se ao longo de finos microtúbulos, que são parte do citoesqueleto da célula.