Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
A cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la, de poder votar em quem quiser sem constrangimento, de praticar o exercício pleno dos direitos civis, políticos e sociais. ... “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
10 vantagens reais da cidadania italiana
Introdução. Dupla nacionalidade comumente referida também como dupla cidadania é um status no qual um indivíduo é titular da nacionalidade de dois Estados nacionais concomitantemente.
Ou seja, o ordenamento jurídico nacional admite que os brasileiros tenham dupla ou múltiplas nacionalidades APENAS se a(s) outra(s) nacionalidades(s) decorrer(em) do nascimento em território estrangeiro (nacionalidade originária), de ascendência estrangeira (nacionalidade originária) ou de naturalização por imposição ...
Esse direito se dá, por exemplo, quando um avô ou bisavô emigrou de seu país para o Brasil. Nesse caso, você deverá buscar informações sobre sua ascendência familiar, tentando descobrir se tem um antepassado estrangeiro, de qual nacionalidade e se essa nacionalidade permite o reconhecimento da cidadania.
O conceito de cidadania também está relacionado à nacionalidade do indivíduo, isto é, à legalidade de sua permanência em um determinado território administrado por um Estado Nacional. Fala-se, por exemplo, de cidadania brasileira, cidadania portuguesa e cidadania americana.
É o FOREBEARS, um site que reúne dados coletados em diversos países e disponibiliza para usuários da internet. É muito simples de usar e prático. Basta colocar seu sobrenome e esperar o direcionamento, que levará a uma página que aponta a quantidade de pessoas com o mesmo nome familiar.
a constituição brasileira prevê a múltipla nacionalidade de brasileiros natos apenas em duas situações específicas: de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis; ou de ...
A regra é clara: adquiriu outra nacionalidade, perde a brasileira, salvo nos casos de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira ou de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o ...
Perda da nacionalidade a pedido do interessado O brasileiro. ... permitir a renúncia à nacionalidade, tal renúncia só será válida se o interessado tiver ou adquirir outra nacionalidade" (artigo 7.
O que é preciso para ser um cidadão americano por naturalização
Para morar nos Estados Unidos, é necessário possuir o Green Card, oficialmente chamado de US Permanent Resident Card (“Cartão de Residência Permanente dos Estados Unidos”). Como o próprio nome já sugere, ele é um visto de residência permanente.
Para tirar Green Card, existem algumas possibilidades¹:
Cidadão americanos com mais de 21 anos podem pedir Green Card para:
Em alguns casos, parentes de cidadãos norte americanos ou residentes legais podem conseguir o green card após alguns anos. O pedido deve ser feito pelo parente, nos Estados Unidos. Demora de 2 a 8 anos, com parentes de cidadãos norte americanos levando menos tempo e de imigrantes legais 11 anos ou mais.
Seja qual for o motivo pelo qual você quer ingressar ao território dos Estados Unidos, para tirar o visto deverá agendar uma entrevista através do Serviço de Informação de Vistos da Embaixada Americana no Brasil. - Para solicitar um agendamento, deve ingressar no site específico de pedido de vistos: CSRA Visa.