Músculos do compartimento flexor do braço: Músculo coracobraquial....Músculo bíceps braquial.
A extremidade presa a uma peça óssea que não se desloca, ou ponto fixo, é denominada de origem. A extremidade presa a uma peça óssea que se desloca, ou ponto móvel, é denominada de inserção. Os músculos fixam-se a essas extremidades por intermédio de tendões e aponeuroses.
O músculo tipicamente liga-se ao osso pelas duas pontas. A ligação mais próxima ao centro do corpo (tronco), ou mais proximal, é denominada origem. A ligação mais afastada do corpo ou da linha média ou mais distal é denominada de inserção.
Inserção Proximal: Tuberosidade isquiática. Inserção Distal: Côndilo medial da tíbia. Ação: Extensão do Quadril, Flexão e Rotação Medial do Joelho. ... REGIÃO PÓSTERO-MEDIAL GRÁCIL Inserção Proximal: Sínfise púbica e ramo inferior do púbis.
Os mais volumosos são os peitorais, cuja contracção aproxima os membros superiores do tronco, os da parede anterior do abdómen, que flectem e aproximam os membros inferiores, os dorsais, que provocam os movimentos realizados para subir, e os quadrados lombares, que se estendem ao longo da coluna vertebral, sendo ...
Devido à sua grande extensão e aos vários pontos de origem e inserção, o músculo latíssimo do dorso tem ação nos membros superiores e no tronco. Assim, promove a rotação interna, adução e retroversão do úmero, e elevação e anteriorização do tronco.
Músculos dos Membros Superiores
É o masseter, o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. O título se explica pelo fato de termos que exercitá-lo diversas vezes ao longo do dia, afinal, sempre que comemos e falamos, estamos botando-o para malhar. E, quanto mais exercício, mais força ele acumula.
A mineralização consiste na deposição de íons inorgânicos, principalmente fosfato de cálcio. O cálcio dos ossos está em constante troca com o cálcio dos líquidos extracelulares.
descreveram a mineralização óssea como um processo cíclico de produção e reabsorção, cujo equilíbrio se modifica ao longo da vida, sendo que, no período da infância e adolescência, ocorre predominância da formação óssea sobre a reabsorção; na idade adulta, ambos os processos estabilizam-se e, a partir dos 45-50 anos, ...
Elevação do nível de cálcio no sangue estimula a tireoide a secretar calcitonina. Esse hormônio promove a deposição de cálcio nos ossos e a eliminação de cálcio na urina, além de inibir a absorção desse material pelo intestino. Com isso, a taxa de cálcio no sangue diminui.
O Ca absorvido da alimentação e que faria aumentar a concentração sanguínea deste íon é depositado rapidamente no tecido ósseo, e, inversamente, o Ca dos ossos é mobilizado quando diminui sua concentração no sangue. Existem dois mecanismos de mobilização do Ca depositado nos ossos.
A mobilização de cálcio pode ocorrer por transferência dos íons dos cristais de hidroxiapatita para o líquido intersticial e deste para o sangue.
O hormônio paratireóideo (PTH), um dos principais reguladores do metabolismo de cálcio e fosfato, é produzido pelas glândulas paratireóides. Em geral, existem quatro dessas glândulas, cada qual localizada sobre a superfície posterior de cada pólo superior e inferior da tireóide.
O organismo move o cálcio dos ossos para o sangue quando necessário para manter um nível estável de cálcio no sangue. Se a pessoa não consumir uma quantidade suficiente de cálcio, o cálcio em excesso é movido dos ossos, o que causa seu enfraquecimento. Pode ocorrer osteoporose.