Como todas as coisas que conhecemos, o ar é composto de matéria, afinal é formado por diversos gases, que por sua vez são formados por átomos. Então, o ar tem massa e ocupa espaço. Exemplo: Ao soprarmos um balão de aniversário ele fica cheio de ar e ocupa mais espaço.
Conclusão: podemos classificar como matéria tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e, como energia, o que não ocupa lugar no espaço, mas mexe com nossos sentidos e também transforma as diferentes quantidades e tipos de matéria.
As substâncias puras são classificadas em simples e compostas, e as misturas são classificadas em homogêneas e heterogêneas. De uma forma geral, as substâncias puras dificilmente são encontradas isoladas na natureza, sendo encontradas na forma de misturas, isto é, associadas às outras substâncias.
Basicamente, existem dois tipos de substâncias: simples e compostas. As substâncias simples são aquelas formadas por um único elemento químico.
Explicação: As substâncias simples são aquelas formadas por um único elementos químico por exemplo; 0/2(gás oxigênio), 0/3(ozônio),(gás cloro),H/2(gás hidrogênio)etc.. Já as substâncias compostos, por sua vez, são aquelas formadas por mais de um elemento químico.
Substância química é qualquer espécie de matéria formada por uma composição constante de elementos químicos, e que tenha propriedades físicas e químicas definidas. ... Já as misturas são a junção de duas ou mais substâncias puras, como a água do mar ou a maionese e podem ser subdivididas em homogêneas ou heterogêneas.
a) Substâncias simples São aquelas cujas moléculas são formadas apenas por um único tipo de elemento químico. Os átomos dos elementos podem aparecer na forma isolada, sendo substâncias monoatômicas, ou formar moléculas diatômicas e triatômicas.