“Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.
229 da CF/88 atribui aos pais o dever de assistir, criar e educar os filhos. No mesmo sentido O Código Civil, em seu artigo 1.
Cuidar, educar, participar, escutar, aconselhar, levar, buscar… Isso tudo é obrigação tanto da mãe, quanto do pai. ... O homem precisa exercer sua paternidade, dividindo todas as responsabilidades, cuidados e obrigações na criação dos filhos.
Quando os pais se separam, na maioria das vezes as crianças ficam com as mães. Porém, diferente do que muitos pensam, não é porque o pai não mora com os filhos que sua única obrigação é pagar uma pensão alimentícia. ... Estabelecer uma relação de confiança: a criança deve confiar no pai tanto quanto confia na mãe.
O que um pai espera de um filho? Apenas isto: pai, você foi, é e será a criatura que melhor me ensinou a eu ser como meu coração me guia e fortalece a cada dia de minha vida, muito obrigado por você existir.
Quando os pais ou responsáveis não cumprem seu dever de cuidado e criação dos filhos.
O pai que acalma o choro do bebê, que o balança no colo, que troca as fraldas e que lhe ensina as primeiras palavras não está “ajudando” a mãe, está exercendo o papel mais maravilhoso e responsável de sua vida: o da paternidade.
16 dicas para o pai de primeira viagem ajudar na gestação
10 sinais de que ele será um bom pai
O ato não se restringe a mãe. É importante também que o pai converse com o pequeno, ainda na barriga. Isso vai fazer com que o feto se acostume com aquela voz e reconheça mais fácil você quando sair da barriga. Sem falar que o gesto trará boas sensações para a mamãe, que passa isso diretamente para o filho.
A partir da 16ª, acredita-se que o bebê começaria a ouvir sons abafados. “Já, por volta da 21ª semana (ou quinto mês) de gravidez, ele ouviria e distinguiria a voz materna claramente, reagindo aos estímulos sonoros mais conhecidos um pouco antes da 24ª”, completa o especialista.
Bebê sente dentro da barriga as pessoas acariciam a barriga da mamãe, já que também estarão acariciando indiretamente o bebê. Em geral, os bebês se sentem abraçados a todo momento pelo útero da mãe. Por isso, ao sair, sentem a necessidade de receber calor nos braços da mamãe e de outras pessoas queridas.