Através do inventário de estoque é possível manter todas as entradas e saídas de produtos registradas. Ao acompanhar de perto tudo o que entra e sai de seu almoxarifado, o controle dos produtos armazenados cresce exponencialmente.
Nesse sentido, a Acuracidade de Estoque indica o nível de qualidade e confiabilidade da informação contida nos sistemas de controle, em relação à existência física dos itens. Nos casos em que essa informação não confere com o saldo real, dizemos que o inventário não é confiável ou não tem acuracidade.
Relação e descrição dos testes diagnósticos
Normalmente as diferenças são verificadas em inventários anuais ou divididos por ciclos. Podem ser identificados no processo de manufatura, pela falta física de algum item, presente em sistema, ou presente fisicamente mas ausente em sistema, e referem-se com as diferenças de quantidade e de locações.
A acuracidade é a apuração e análise do estoque do varejista daquilo que está presente fisicamente na loja e, também, o que está registrado no sistema de controle de mercadorias. Aliás, em alguns lugares do país essa operação é chamada de “auditoria de estoque”.