A joaninha passa por metamorfose completa como a borboleta. Portanto inicia no ovo que ao eclodir libera larvas ativas; a seguir se tornam pupas imóveis e por fim as joaninhas adultas com asas.
Besouros, borboletas, moscas e vespas estão entre os insetos que passam pelas quatro fases da metamorfose. Alguns insetos, como gafanhotos e cupins, passam por menos fases. A metamorfose também ocorre com os anfíbios. Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas.
A joaninha apresenta ciclo de vida com desenvolvimento do tipo holometábolo, com quatro distintas fases em seu ciclo de vida: ovo, larva, pupa e adulto.
A metamorfose dos insetos pode ser de dois tipos: completa ou incompleta. Na metamorfose completa, ocorrem mudanças claramente visíveis, uma vez que o estágio imaturo é completamente diferente do adulto. Já na metamorfose incompleta, as mudanças são graduais.
Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).
O holometabolismo ou metamorfose completa é quando o ser passa por quatro fases bem marcadas de transição: ovo, larva ou ninfa, pupa e adulto.
A metamorfose da borboleta é caracterizada pela presença das seguintes fases: ovo, larva, pupa e adulto. A metamorfose é um processo que ocorre no corpo dos animais que possuem desenvolvimento indireto. Durante esse processo, um ser vivo sofre modificações que levam à sua forma adulta definitiva.
O ciclo de vida de uma rã consiste em três estágios: ovo, larva e adulto. Conforme a rã cresce, ela passa por esses estágios em um processo conhecido como metamorfose.
Tipos de desenvolvimento
O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).
As baratas em desenvolvimento dentro do corpo se alimentam das gemas dos ovos, assim como fariam se os ovos estivessem fora do corpo. Uma espécie é vivípara – suas crias se desenvolvem em um fluido dentro do útero da mãe, assim como fazem muitos mamíferos. As espécies ovovivíparas e vivíparas geram crias vivas.
Resposta
Quando um inseto apresenta desenvolvimento direto, dizemos que eles são ametábolos. Isso significa que a forma jovem é bem semelhante à forma adulta, diferenciando-se apenas pelo tamanho. É importante frisar que eles não sofrem nenhum tipo de metamorfose.
De acordo com o modelo de ciclo de vida do produto (CVP) as quatro etapas para descrever a trajetória de um produto ou marca são: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
As faixas etárias mais longas são a adolescência e a idade adulta jovem. e. Não há subdivisão de cada uma das faixas etárias. ... Do nascimento até o final da idade adulta.