O "peso" (ou "mensagem repressiva") do Senhor proclamado por Malaquias é assim constituído: (1) Deus reafirma seu fiel amor a Israel segundo o concerto (1.
Sobretudo, o livro não traz referencia biográfica sobre o profeta. A tradição atribui a autoria ao escriba Esdras (embora este não tenha sido chamado de profeta ou mensageiro).
Vale a pena conferir. Entre o último profeta do Antigo Testamento (Malaquias) e o primeiro do Novo Testamento (João Batista), houve um período de aproximadamente 400 anos, sendo um período pouco estudado pelos estudiosos bíblicos em muitos casos.
Do latim Malachias(la) que veio do grego antigo Μαλαχίας (Malakhías) e este do hebraico מלאכי(he) (Malakhi). Significa meu mensageiro.
O profeta Malaquias foi contemporâneo de Esdras e Neemias, no período após o exílio do povo judeu na Babilônia em que os muros de Jerusalém tinham sido já reconstruídos em 445 a.C., sendo necessário conduzir os israelitas da apatia religiosa aos princípios da lei mosaica.
O significado para Malakai é: "Variante de Malachi (mesma pronúncia). Significa anjo ou mensageiro de Deus.".
Ágabo, o Profeta – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em uma religião, profeta (do grego: πρoφήτης, prophétes ou profétés, feminino profetisa) é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras ...
Malaquias
Os profetas maiores listados em ordem são:
Os profetas maiores são quatro: Isaías, Jeremias (que também teria escrito Lamentações), Ezequiel, Daniel.
Algumas das mensagens são de julgamento e advertência, enquanto outros anunciam o perdão e a renovação. Dentre os livros proféticos estão: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento são: Jó ou Job (em Portugal), Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirac ou Eclesiástico. Foram escritos, em sua maioria, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria.
Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são: Evangelho segundo Mateus. Evangelho segundo Marcos. Evangelho segundo Lucas.
Evangelho de Marcos