b) Quando o CCL é negativo isto significa que a liquidez corrente é menor de a unidade. No caso da empresa CCR a liquidez para o final de 2011 foi de 0,47. c) Um CCL negativo pode indicar um maior nível de risco. Neste caso, as dívidas de curto prazo da empresa são superiores aos ativos de curto prazo.
Também chamado de Capital Circulante Líquido (CCL), o CGL corresponde à chamada Folga Financeira (financial slack). É a quantidade de recursos financiada pelo Passivo Exigível a Longo Prazo e por recursos próprios (Patrimônio Líquido) que não foi imobilizada no ativo.
No sentido financeiro clássico , o Capital Circulante Líquido (CCL) define-se como: CCL = Ativo Circulante – Passivo Circulante. Mas essa é uma visão equivocada: a maior parte desses ativos está ligada ao processo produtivo da empresa (clientes, estoques e adiantamento a fornecedores).
NIG sobre Vendas
Qualquer empresa precisa de capital de giro para cobrir as despesas operacionais diárias e cumprir as obrigações de dívidas de curto prazo. ... A sazonalidade nos negócios faz com que a demanda do consumidor aumente e diminua drasticamente, afetando o fluxo de caixa e o capital de giro.