O organograma pode ser definido como a representação gráfica da estrutura administrativa de uma organização. Nele, é possível apresentar a estrutura organizacional da empresa, visualizando os níveis hierárquicos e a distribuição dos cargos.
– Atribuição de tarefas, evitando o acúmulo de funções em um mesmo setor ou pessoa; – Distribuição e fácil identificação das responsabilidades por cada processo; – Maior aproveitamento dos talentos operando na função certa, aumentando a produtividade; – Mais agilidade nas ações da empresa.
Como o próprio nome indica, o organograma em barras é representado por barras ou retângulos alinhados em uma base vertical, representando os cargos da empresa. O tamanho das barras tem relação direta com a importância do cargo — quanto maior a barra, mais alto o cargo.
Em resumo, podemos dizer que um organograma linear não tem como foco principal o grau hierárquico de cada membro do time da empresa, mas sim as diferentes atividades desenvolvidas por eles. O organograma linear tem a incumbência de delegar tarefas, bem como coordenar e monitorar a execução das atividades./span>
Na estrutura horizontal, os funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões, enquanto a gestão vertical é baseada na hierarquia. ... A estrutura organizacional de uma empresa define os papéis dos funcionários, facilita a comunicação e estabelece uma cadeia de responsabilidades que devem ser cumpridas./span>