Sinais físicos Um sinal iminente de que a calopsita botará um ovo é quando suas fezes ficam muitos grandes e malcheirosas. Uma ave defeca e bota os ovos por meio da mesma abertura, então, as fezes às vezes ficarão retidas na ave até que o ovo saia. Uma calopsita que esteja pronta para botar parecerá estar mais pesada.
Como fazer carinho na calopsita O carinho deve ser feito principalmente na cabeça (incluindo o topete) e pescoço da ave, passando o dedo no sentido contrário ao das penas, num movimento de trás para frente, com muito cuidado e delicadeza.
Posição ideal da gaiola: A maioria das calopsitas são bastante sociáveis e, por essa razão, zonas como a sala de estar são uma das melhores opções para maximizar a interação social dela com as pessoas que por ali passam. Por outro lado, calopsitas mais tímidas podem preferir zonas mais calmas da casa, como um quarto.
Por esse motivo, as calopsitas necessitam de um lugar tranquilo para descansar. Ou seja, se o pet fica em uma gaiola na sala, leve para um cômodo da casa mais calmo enquanto o animal estiver dormindo.
Produtos em aerossol como perfume, desodorante e spray de cabelo também podem causar problemas respiratórios nas aves, e não devem ser utilizados próximos a elas. Qualquer tipo de aquecedor utilizado de maneira inadequada e sem ventilação pode ser fatal aos pássaros.
Limpando, quando necessário
As principais maneiras de dar banho em calopsita são: Vasilha com água: essa é uma forma simples e eficaz. Basta deixar uma vasilha rasa, com 1 ou 2 dedos de água próxima de sua ave. Sempre que tiver vontade, ela irá se aproximar e tomar banho de forma independente.
Você pode limpar a cloaca com pano úmido em água morna(Atenção! Não é água quente de queimar!) e oferecer brócolis (cru), couve(crua) e mamão papaia para ele comer.
O ninho deve ser retirado do viveiro quando o período de reprodução acabar, senão elas podem continuar com processo o ano todo, o que seria bem cansativo para as aves. O recomendável é no máximo 3 posturas anuais. Nos primeiros 10 dias depois da eclosão dos ovos, os pais normalmente escondem os filhotes.
Um detalhe importante é que os ninhos devem conter sempre “maravalhas ou palhas”, para que assim sejam evitadas as quebras dos ovos e aquecimentos dos filhotes. As fezes não devem ser retiradas nos 30 primeiros dias, pois elas servem de combustível para aquecimento dos filhotes até esta idade.
Se a sua casa tiver muito movimento a noite, deixe a ave em um ambiente mais calmo, como um quarto sem movimento.
Na hora da alimentação, deve-se colocar a papinha no bico da calopsita bem devagar com a ajuda de uma seringa sem agulha, esperando ela deglutir tudo até que seu papinho esteja cheio.
A mistura (Papa + água morna) deve ser feita a cada refeição, seguindo as instruções do rótulo: Para aves entre 1 e 2 dias de vida, misture 1 medida de Papa em 5 medidas de água morna. Para aves entre 3 e 4 dias de vida, misture 1 medida de Papa em 4 medidas de água morna.
Nos primeiros dias, o ideal é oferecer a quantidade indicada pelo veterinário ou pelo fabricante entre seis e oito vezes ao dia. A partir daí, vá diminuindo a frequência até chegar a quatro refeições por volta dos 30 dias de vida.
A ingestão de babosa através de bebida e comida é a maneira mais rápida de fazê-lo entrar no organismo do seu pássaro. A babosa ajudará a restaurar a força do sistema imunológico e do fígado da ave, o que auxilia na desintoxicação de seu organismo.
Para tratamentos coletivos diluir 10 ml de Avitrin Boldo em 1 litro de agua e distribuir uniformemente para as aves. Administrar por no mínimo 10 dias ou sob a recomendação do profissional responsável pela nutrição do animal.