"O ingrediente principal do sabão é o triglicerídeo, é o sebo animal, é o óleo virgem ou o óleo usado, junto com a soda cáustica. Então o sabão tem uma molécula especial iônica, ele é um sal que pode interagir com a água ao mesmo tempo que interage com a sujeira", detalha o docente.
A princípio, as duas técnicas seguem essas etapas:
Desde a Antiguidade o homem realiza a reação química para a produção de sabão a partir do uso da soda cáustica, pois ela reage com óleos e gorduras, convertendo-os em substâncias solúveis e fluídas, que são removidas pela lavagem.
Como ele limpa? Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. ... Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.
O sabão tem o papel na limpeza pois consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com as apolares. Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas de sabão. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.
A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais. Isso acontece porque a água é polar, conforme mostrado na imagem abaixo, em virtude da diferença de eletronegatividade que existe entre os átomos de hidrogênio e oxigênio de suas moléculas.
A limpeza proporcionada pelo sabão ocorre devido a capacidade que a parte polar tem de interagir com a água e a parte apolar tem de interagir com a gordura. A parte polar chama-se hidrófila e a parte apolar hidrófoba. ... A gordura ou parte apolar/hidrofóbica fica no centro envolta pela água ou parte polar/hidrófila.
A parte polar (formada pelo sulfonato de sódio) do detergente é capaz de interagir com as moléculas de água. Já a parte apolar (formada apenas por carbonos e hidrogênios) interage com as moléculas de gordura. Assim, o detergente faz a gordura interagir com a água e formar uma emulsão.
A composição química do sabão é basicamente algum sal de ácido carboxílico que possui uma cadeia carbônica longa apolar e uma extremidade polar. Não pare agora... ... Para a obtenção de sabões mais moles, utiliza-se o hidróxido de potássio (KOH) no lugar do hidróxido de sódio (NaOH) na reação de saponificação.
Nunca lavar o cabelo com sabão, sabonete de banho, sabão em pó ou detergente da loiça porque ressecam muito os fios.
O que acontece se lavar o cabelo com sabonete? ... Lavar cabelo com sabonete pode retirar toda a oleosidade da região – muito mais que o necessário. A ausência de oleosidade deixa o couro cabeludo ressecado e pode criar rachaduras na região.
Bom, não existe uma receita exata para isso, o ideal é misturar uma colher de sopa de açúcar com um pouco de shampoo, mais ou menos a quantidade que você usa para lavar o cabelo. Depois, basta massagear bem o couro cabeludo com a ponta dos dedos para que dê tudo certo. Feito isso, basta lavar normalmente.
Como lavar o cabelo sem shampoo
E trocar o shampoo por outras alternativas pode ser uma delas....10 Substitutos para o shampoo que você pode encontrar na sua despensa
5 substâncias tóxicas presentes nos shampoos e condicionadores (e como evitá-las)
"O detergente é muito alcalino, é um desengordurante muito forte para o cabelo, e provoca ressecamento excessivo, principalmente para cabelos com química", afirma a Dra, que explica também que o produto diminui o efeito da progressiva, pode levar a queda dos fios e altera a cor das madeixas.
"A maioria dos sabonetes para o corpo são muito agressivos - quase todos têm sulfato e um pH muito diferente do da nossa pele -, e isso acaba sendo muito irritativo para a pele do rosto, que é muito mais delicada, já que eles podem agredir diretamente sua barreira cutânea", explica Dra.
Aplicando detergente. Misture de quatro a cinco gotas de detergente com a quantidade de uma aplicação de xampu normal. Os detergentes Limpol e Ypê estão entre as marcas mais populares que você poderá experimentar. Molhe o cabelo, aplique a mistura e esfregue até formar uma espuma.
Pele. É claro que lavando louças sem luvas as mãos da pessoa acabam tendo contato direto com o detergente. E isso não gerará grandes problemas. ... Porém, vale destacar que o detergente nunca poderá ser usado para lavar outras partes do corpo (no banho, por exemplo, no caso de um local em que não tenha sabonete).
Alguns venenos para pulgas são tóxicos e muito agressivos para os cães. O detergente, porém, pode ser usado em cachorros de qualquer idade e, além de matar as pulgas, faz com que os ovos dos insetos caiam do pelo do animal. Para isso, basta dar banho no cão com detergente e esperar alguns minutos antes de enxaguar.