Devemos saber o que lazer não é menos importante que o trabalho, as obrigações tem sim seu valor, mas o lazer é de suma importância na vida do ser humano, pois ele consegue promover a autoestima e a vontade de viver nos indivíduos (CAMARGO, 1998).
A diversão é uma atividade muito importante para nossas vidas, pois é a forma como descansamos a mente depois do trabalho ou dos estudos e nos enche de alegria e prazer. Tanto nas cidades como no campo e nas zonas rurais existem várias formas de nos divertir.
Lazer ativo engloba você no ato da ação, conecta você com a natureza, atividades ao ar livre, te inserindo na sociedade como um todo, faz você viver e estar ativo na ação do lazer. ...
Segundo categorização realizada pelo autor, o lazer teria, basicamente, três funções: descanso, divertimento e desenvolvimento. ... A função de divertimento compreende a recreação e o entretenimento, ou seja, a busca de atividades compensatórias e que provoquem prazer e satisfação.
Dumazedier (1972) identifica três funções principais do lazer, sendo: 1- Função de Repouso - Permite a libertação da fadiga. ... 3- Função de Desenvolvimento - Resulta da vontade de aprendizagem dos indivíduos. Esta função oferece uma maior possibilidade de integração na vida da sociedade.
Os obstáculos observados no desenvolvimento do lazer podem se referir a fatores socioambientais – dificuldades econômicas; diferença entre classes; aumento da violência e da criminalidade; diminuição dos espaços destinados ao lazer; regionalismo; falta de relacionamentos interpessoais; falta de tempo livre; ...
Ao definir o lazer como “um conjunto de ocupações”, além de restringi-lo à prática de determinadas atividades, supõe que o indivíduo deve ocupar-se com algo. Na época em que Dumazedier elaborou essa definição, o lazer era definido como contraponto das obrigações institucionais, e não apenas do trabalho. Gomes (2004).
Quanto ao lazer como elemento integrante da cultura humana, assinale a alternativa correta. ... , houve a implantação de um conjunto de políticas públicas relacionadas ao lazer e voltadas à população, o que levou as pessoas a terem consciência social a respeito do lazer e da participação mais. ativa nesse tipo de atividade ...
“Falta de companhia” foi a barreira mais prevalente para moças (75,8%) e rapazes (58,7%). “Preguiça” para as moças (RP: 1,21; IC95%: 1,08-1,36) e “preferência por outras atividades” para os rapazes (RP: 1,48; IC95%: 1,01-2,15), foram as barreiras mais fortemente associadas à inatividade física no lazer.
Desse ponto de vista, o lazer constitui-se na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social.