EQST

Como Citar A Repblica De Plato?

Como citar a República de Platão?

PLATÃO. República. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002. Tradução de Enrico Corvisieri.

Qual a importância da obra A República de Platão?

Resposta: a sua obra “A República” está localizada, uma vez que conta com uma série de diálogos socráticos. Essa obra ganhou grande importância para a comunidade filosófica e científica, uma vez que Sócrates não deixou nenhuma obra ou trabalho por escrito para que fosse estudado a fundo.

Quando Platão escreveu a República?

A República (em grego: Πολιτεία, transl. Politeía) é um diálogo socrático escrito por Platão, filósofo grego, no século IV a.C.. Todo o diálogo é narrado, em primeira pessoa, por Sócrates.

O que Platão pensava sobre a educação?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

Quem foi Platão e o que ele pensava sobre o conhecimento?

Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. ...

Quais os tipos de conhecimento para Platão?

Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia.

O que é o mundo sensível e inteligível segundo Platão?

Os dois termos foram desenvolvidos por Platão. Para o filósofo, o mundo inteligível era aquele que oferecia o conhecimento com base na razão. O mundo sensível é aquele baseado nas sensações do indivíduo e que não se baseia na razão. Platão viveu por volta de 427-347 a.C. sendo um discípulo direto de Sócrates.

O que é episteme para Platão?

Episteme tem origem grega; quer dizer conhecimento. ... Em nosso trabalho, cuja proposta é uma visão geral da teoria do conhecimento exposta no diálogo entre Sócrates e Teeteto, escrito por Platão, consideraremos prioritariamente o platonismo e o empirismo, duas formas epistemológicas diametralmente opostas.

O que significa sair da caverna nos dias de hoje?

A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro. A luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.

Qual é o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros?

Dentre os instrumentos que libertam o filósofo e com qual ele deseja libertar os outros prisioneiros, pode-se citar: pensamento; questionamento; senso crítico.

Quem é o homem que sai da caverna?

( ) No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.

Por que os prisioneiros matam o indivíduo que se libertou e voltou para ajudar a libertar os outros?

Resposta. Porque o filósofo tem a missão de abrir seus olhos para a realidade, para o que de fato existe, e libertar os prisioneiros da escuridão da caverna, do mundo das aparências. ... Por terem medo de deixar de lado aquilo a qual estão acostumados tornam-se totalmente opostos à sabedoria que o filósofo quer passar.