O Stalinismo era baseado na doutrina do “socialismo em um único país”. Entre os principais objetivos de Stálin, estava o desenvolvimento do poder industrial da União Soviética, transformando-a numa potência imperialista militar, capaz de fazer frente aos Estados Unidos.
O stalinismo é um regime político totalitário. Sendo assim, suas principais características são o nacionalismo, o unipartidarismo (partido único, o Partido Comunista), centralização política, o militarismo e censura dos meios de comunicação.
O governo de Stalin é Totalitário de Esquerda ( pois o modelo econômico adotado foi o Socialismo). Foi um governo totalitário, visto que é um governo facista, com características como: militarismo, nacionalismo, exaltação ao líder, perseguição dos opositores, uso da propaganda como meio de manipulação, dentre outros.
- Regime político autoritário (antidemocrático) e totalitário, baseado na concentração de poderes nas mãos de Stalin e do PCUS (Partido Comunista da União Soviética). - Base ideológica marxista (comunista). - Existência de partido único.
O stalinismo é definido pelos historiadores como um regime totalitário que existiu na União Soviética, entre 1927 e 1953, e foi construído pelo líder do país Josef Stalin. Esse governo realizou transformações profundas, na URSS, e realizou uma implacável perseguição aos seus opositores.
Nikita Khrushchov foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética entre os anos de 1953 e 1964, sendo também líder político do comunismo até ser afastado por trazer uma perspectiva de reforma política. Governou durante o período mais tenso da Guerra Fria, a Crise dos Mísseis de Cuba.
Khrushchov foi responsável pela desestalinização da União Soviética, pelo apoio ao progresso do primeiro programa espacial soviético, e por várias reformas relativamente liberais em áreas de política interna.
A desestalinização foi a política de eliminação do culto pessoal ao líder soviético Joseph Stalin, e teve início após a sua morte. Um dos grandes dissidentes de Stalin e pioneiros do processo foi Nikita Khrushchev, líder soviético que sucedeu a Stalin.
Desestalinização e a Era Khrushchev. Após a morte de Joseph Stalin em março de 1953, ele foi sucedido por Nikita Khrushchev como Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética e Georgy Malenkov como Primeiro-ministro da União Soviética.
O stalinismo é definido pelos historiadores como um regime totalitário que existiu na União Soviética, entre 1927 e 1953, e foi construído pelo líder do país Josef Stalin. Esse governo realizou transformações profundas, na URSS, e realizou uma implacável perseguição aos seus opositores.
O stalinismo foi marcado pela presença de um policiamento ostensivo e a montagem de um dos maiores sistemas de espionagem da história – comandado pela famosa KGB. A perseguição aos opositores do regime foi intensa e justificada como necessária para a proteção do curso que a revolução comunista deveria tomar.
Resposta: Em 1929 teve uma crise que impactou o mundo inteiro, mais a União Soviética teve sua ênfase, e resistência que não foi radical, pois todo mundo estava em Grande Crise Económica, houve industrialização, produção de têxteis, algodão o que favoreceu comercio externo.
Todas as religiões e todo o tipo de organização religiosa sempre foram consideradas pelo marxismo como órgãos de reação burguesa, usados para a proteção da exploração e estupefação da classe trabalhadora. O ateísmo Marxista-leninista defendeu firmemente o controle, repressão e eliminação da religião.
A Constituição da Rússia Oriental afirma que o país é um estado laico, porém, a Lei do Parlamento russo (Duma) sobre a religião em 1997, afirma que as quatro religiões tradicionais da Rússia são a Igreja Ortodoxa Russa, o Islã, o Budismo (principalmente lamaísta) e Judaísmo, de modo que todos têm o direito automático a ...
O stalinismo, enquanto regime autoritário, só foi implantado de fato quando Stalin assumiu o comando inconteste do PCUS e da União Soviética. Isso se deu em 1927 e iniciou um período de quatro anos de disputas internas pelo comando do partido e do país.
O stalinismo, enquanto regime, acabou com a morte de seu líder, Josef Stalin, em março de 1953. ... O culto a Stalin perdeu força em meados da década de 1950, quando o governante soviético chamado Nikita Kruschev denunciou os crimes cometidos pelo stalinismo ao longo das décadas em que o regime esteve no poder.
Josef Stalin governou a URSS por cerca de 30 anos. Nesse tempo comandou genocídios, perseguições políticas e vários tipos de atrocidades. ... Stalin ficou conhecido por ter participado ativamente da Revolução Bolchevique, realizada na Rússia em 1917, juntamente a Lenin, Trotsky e outros comunistas eslavos.
Stalin perseguiu minorias étnicas, opositores de seu regime e sua paranoia o levou a ordenar que matassem até pessoas que apoiavam seu regime. Stalin realizou muitas reformas na União Soviética, realizando a industrialização do país e promovendo a coletivização da agricultura.
Josef Stalin ou Estaline (Gori, 18 de dezembro de 1878 – Moscou, 5 de março de 1953) foi um revolucionário comunista e político soviético de origem georgiana. Quando Lenin adoeceu e morreu em 1924, Stalin gradualmente assumiu a liderança do país. ...
Uma das características do governo de Josef Stálin à frente da URSS no plano político foi a perseguição a seus opositores. ... Nesse posto ele realizou uma série de alianças com outros membros do partido através da nomeação para cargos importantes, bem como controlou a polícia política (Checa, depois GPU).
Aos seus opositores, Stalin mandava o cidadão para os campos de trabalho forçado, além de proibir a liberdade de imprensa e pensamento, e mais, realizava julgamentos forjados, sendo obrigando os adversários a confessar sob tortura que eram "traidores da pátria" e fuzilados em seguida.
Bolshaya tchistka), também conhecido como ano de '37 (em russo: 37-ой год) e Yezhovschina ('periodo de Yezhov'), foi uma violenta campanha de repressão política na União Soviética que ocorreu entre os anos de 1936 a 1938 feita pelo Secretário Geral do Partido Comunista Josef Stalin.
1,62
Gori, Geórgia