Seu nome científico é Medicago sativa. Para consumo humano normalmente é utilizado o broto da alfafa, que pode ser usado para fazer saladas, sanduíches, sopas etc., e a sua folha para chás. A alfafa é rica em diversos nutrientes, cálcio, potássio, ferro, vitamina K, vitamina A, vitamina C, vitamina D e vitamina E.
Muito produtiva e de alto valor nutritivo, a alfafa (Medicago sativa) é uma das forrageiras mais indicadas para a engorda de animais. ... Como volumoso, o feno de alfafa é um produto com comércio garantido para quem tem disponível um espaço de terra para plantar e lucrar.
Como plantar broto de alfafa
Uma das forma de consumo da alfafa é por meio do chá, devendo utilizar cerca de 20 mg de folhas secas e raiz da planta em 500 ml de água fervente. Deixar cerca de 5 minutos e em seguida, coar e beber até 3 vezes por dia.
Você pode comprá-los em lojas de produtos naturais ou produzi-los em casa. Saiba como plantar brotos de alfafa em casa na matéria: "Kit Broto Fácil permite germinar sementes em casa com praticidade".
Alfafa é uma planta rica em vitaminas A, C, E e D A vitamina E, por sua vez, também tem ação antioxidante, sendo fundamental para a saúde da pele, unhas e cabelos. Outra que é é considerada essencial para o corpo é a vitamina D, pois auxilia na saúde dos músculos e regula os níveis de cálcio e ferro no sangue.
O teor de proteína bruta varia de 22% a 25%, enquanto o NDT é de 60%, níveis nutricionais muito mais altos que os encontrados em outras fontes de alimentos habitualmente utilizados na pecuária.
Para que serve a Alfafa Assim, a alfafa pode ser utilizada para: Auxiliar no tratamento de ansiedade e estresse, já que também possui ação calmante; Combater a má digestão e a prisão de ventre; Diminuir a retenção de líquidos, devido à sua ação diurética.
O cavalo saudável e médio pode consumir alfafa sem nenhum problema. Com água adequada, o cavalo é capaz de excretar o excesso de proteína. Porém, aqueles animais com problemas renais preexistentes não devem consumir uma dieta rica em proteínas.
O cavalo é um animal que se alimenta de vegetais, sendo, portanto, um herbívoro. Diferentemente do que muitos pensam, os cavalos não são animais ruminantes, ou seja, não possuem estômago com vários compartimentos.
Quando a pastagem é invadida por braquiária, os cavalos acabam se alimentando desse capim para saciarem a fome. Isso porque, no piquete, essa invasora impede o crescimento do tifton ou do coast cross.
Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.