A puberdade é o período de mudanças do corpo que marca a transição da infância para a adolescência de meninos e meninas. As modificações começam a ser evidentes a partir dos 12 anos, mas pode variar de acordo com o histórico familiar e hábitos de alimentação da criança, por exemplo.
A idade em que os primeiros sinais do início da puberdade podem variar entre meninos e meninas, podendo acontecer em meninas entre 8 e 13 anos e em meninos entre os 9 e 14 anos.
Nutrição e saúde em geral: Nos Estados Unidos, atualmente, a puberdade começa cerca de três anos antes do que há um século. As razões provavelmente incluem melhorias na nutrição e saúde em geral.
Além das mudanças físicas, que são evidentes nesse período, a pessoa pode ter grandes variações de humor devido ao aumento da produção de hormônios, a testosterona, no caso dos meninos, e o estrogênio no caso das meninas.
As alterações comuns da adolescência podem não acontecer quando a criança apresenta alguma condição que interfira direta ou indiretamente no crescimento das gônadas ou da produção dos hormônios sexuais. Dentre as condições que atrasam a puberdade estão a subnutrição, hipogonadismo, diabetes mellitus, doenças genéticas, como a síndrome de Turner, por exemplo, e doenças autoimunes, como a doença de Addison, sendo importante que o pediatra seja consultado.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Nas meninas, o sinal mais evidente de início da puberdade é a primeira menstrual, conhecida como menarca, que costuma acontecer entre os 12 e 13 anos, no entanto pode variar de acordo com o estilo de vida de histórico das mulheres da família.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Os problemas com a puberdade geralmente envolvem hormônios. Existem muitos tipos diferentes de problemas hormonais que causam uma quantidade insuficiente de hormônio, de modo que:
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
No caso dos meninos, o principal sinal que que está entrando na puberdade é a primeira ejaculação, que normalmente acontece entre os 12 e 13 anos. Veja mais sobre as mudanças corporais na puberdade dos meninos.
Durante a puberdade, o desenvolvimento sexual ocorre em uma sequência definida. Entretanto, quando as mudanças começam e com que rapidez ocorrem varia de pessoa para pessoa. Para as meninas, a puberdade começa entre oito anos e meio e 10 anos de idade e dura cerca de quatro anos. O gráfico mostra uma sequência típica e uma escala normal do desenvolvimento para os marcos do desenvolvimento sexual.
A puberdade é o período de crescimento e desenvolvimento no qual crianças e adolescentes desenvolvem características físicas de adultos, como o crescimento das mamas ou de pelos pubianos, e se tornam capazes de se reproduzir (fazer e ter filhos). No caso de meninas, a puberdade geralmente tem início entre oito anos e meio e dez anos de idade e dura aproximadamente quatro anos.
A puberdade é uma sequência de eventos em que ocorrem mudanças físicas, resultando em características físicas de adultos e capacidade de se reproduzir. Essas mudanças físicas são reguladas por alterações na concentração dos hormônios que são produzidos pela hipófise, ou seja, o hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante. A concentração desses hormônios é alta no nascimento, mas ela diminui no prazo de alguns meses e permanece baixa até a puberdade.
A primeira mudança da puberdade geralmente inicia-se com crescimento de seios (desenvolvimento das mamas). Nas meninas que moram nos Estados Unidos, essa mudança ocorre geralmente em torno de oito a 13 anos. Pouco depois, os pelos pubianos e os pelos das axilas começam a crescer.
Durante a puberdade, o desenvolvimento sexual ocorre em uma sequência definida. Entretanto, quando as mudanças começam e com que rapidez ocorrem varia de pessoa para pessoa. Para as meninas, a puberdade começa entre oito anos e meio e 10 anos de idade e dura cerca de quatro anos. O gráfico mostra uma sequência típica e uma escala normal do desenvolvimento para os marcos do desenvolvimento sexual.
Além disso, a exposição frequente às substâncias químicas presentes em esmaltes e perfumes, por exemplo, também podem favorecer a puberdade, isso porque alguns de seus constituintes podem desregular o sistema endócrino e, consequentemente, a produção hormonal, resultando na puberdade. Veja mais informações sobre a puberdade precoce.
O crescimento repentino (“estirão”) que acompanha a puberdade normalmente tem início quando os pelos pubianos e os pelos das axilas começam a crescer. O crescimento é relativamente mais rápido no início da puberdade (antes do início dos períodos menstruais) e atinge o ápice aproximadamente aos 12 anos de idade. Em seguida, o crescimento diminui consideravelmente, geralmente parando entre as idades de 14 e 16 anos.
Caso as alterações não sejam percebidas ou não ocorram até os 13 anos é indicado consultar um médico para que se possa investigar a causa e o tratamento ser iniciado, que normalmente é feito com reposição hormonal.
“A gordura corpórea passa a ser distribuída de uma outra forma e os genitais sofrem alterações internas, como o crescimento do útero, e externas, como o aumento das mamas e da estatura”.
A fase proliferativa: depois da menstruação, o tecido uterino se reconstrói. Ovulação: a liberação do óvulo do ovário, no meio do ciclo. Estrogênio tem um pico pouco antes, e então abaixa logo depois.
O que fazer
Bem, nesses casos, existem algumas formas de estimular o organismo a adiantar o período menstrual....Veja como controlar a sua menstruação com alguns métodos naturais.
O principal remédio para ajudar a menstruação a descer é à base de progesterona. A elevação proposital dos níveis de progesterona no organismo funciona como uma máscara, assim o organismo vai pensar que ovulou, há atividade do corpo lúteo, mas não houve a gravidez quando a mulher deixar de ingerir a medicação.
Acetoflux® é um medicamento sintético, semelhante ao hormônio progesterona que existe normalmente no organismo da mulher. Esse medicamento age regulando o sistema endócrino (hormonal) e portanto controlando o ciclo menstrual e/ou sangramentos resultantes deste.
O sangramento por supressão normalmente ocorre em 3 a 7 dias após a interrupção da terapia com Acetoflux. O esquema de dosagem baseia-se em um ciclo menstrual de 28 dias e o dia 1 é o primeiro dia de sangramento. A possibilidade de gravidez deve ser descartada antes do início do tratamento com Acetoflux.
Farlutal vende sem receita médica ou só com a receita? Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Acetoflux® (acetato de medroxiprogesterona) é indicado para o tratamento da amenorreia secundária (ausência de menstruação por um período maior do que 3 meses em mulher que anteriormente já apresentou ciclos menstruais); no tratamento do sangramento uterino disfuncional devido ao desequilíbrio hormonal (sangramento ...
Se ACETOFLUX for utilizado durante a gravidez ou se a paciente engravidar enquanto estiver utilizando o fármaco, ela deve ser informada do risco potencial para o feto. Este medicamento causa malformação ao bebê durante a gravidez. O acetato de medroxiprogesterona e seus metabólitos são excretados no leite materno.
Medicamentos Similares do Provera
suplementos de vitamina C, aspirina, gengibre, açafrão, chá de canela, técnicas de relaxamento, sexo ou uma compressa quente ou banho, para citar apenas alguns.
Vinagre: 2 colheres de chá de vinagre de maçã com água, 3 vezes ao dia, podem cortar a menstruação. Remédios fitoterápicos: raiz de Angélica, chá de framboesa, alchemilla, salva de jardim, ou bolsa-de-pastor são conhecidos por cortarem a menstruação.
A menos que você seja especialmente sensível, não há necessidade de evitar atividades sexuais durante o período menstrual. Portanto, se você se sentir confortável, pode sim fazer sexo menstruada. A relação sexual durante a menstruação pode até mesmo oferecer algumas vantagens, incluindo o alívio das cólicas menstruais.
Não se deve lavar a cabeça durante o período senão ele pára. Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.
O absorvente interno é, inclusive, uma opção higiênica e segura para as mulheres. Há ainda quem diga que pisar com os pés descalços no chão frio ou lavar o cabelo durante o período menstrual pode fazer mal ou aumentar o fluxo - tudo isso também não é verdade e não há nenhuma relação desses hábitos com a menstruação.