Até os 20, 30 anos o corpo vai bem, mas quando os 40 vão chegando, com ele vem as gordurinhas localizadas, em especial na região abdominal. Essa mudança no corpo incomoda e muito, em especial as mulheres. Mas por que as pessoas engordam a partir dos 30, 35 anos?
6 dicas para ter uma vida saudável e garantir a longevidade
É normal para uma adolescente ganhar peso e gordura. É saudável. O corpo feminino se prepara para a maternidade, e os hormônios femininos precisam de gordura para ser produzidos. O adolescente ganha músculo pelo próprio efeito dos seus hormônios.
Apetite do adolescente é maior devido ao crescimento e mudanças físicas. Quem tem filhos mais velhos em casa provavelmente já percebeu: adolescentes tendem a comer muito. O apetite natural do ser humano está diretamente relacionado com a necessidade energética gasta em determinada atividade ou momento da vida.
Desta forma o crescer não faz emagrecer. Assim devemos iniciar uma intervenção numa criança obesa assim que verificarmos o ganho de peso exagerado e não esperar a criança entrar num período de crescimento rápido para ver se resulta em emagrecimento.
O tratamento para a obesidade terá mais sucesso se você criar um plano de longo prazo com seu médico. Um ponto de partida pode ser começar a fazer mudanças no seu estilo de vida, limitando as calorias e fazendo exercícios físicos. Ou seja, seu primeiro objetivo deve ser melhorar a saúde, não atingir o peso ideal.
Quais doenças podem causar perda de peso?
O processo de emagrecimento decorre de vários mecanismos, entre os quais se destacam a reeducação alimentar e a atividade física. A atividade física associada à alimentação balanceada é uma das principais ferramentas para o processo de emagrecimento.
Vai gastar as calorias do alimento recém-consumido e, como não será suficiente, vai começar a gastar as reservas. Isso é emagrecer. O corpo usa primeiro o glicogênio, depois aproveita a gordura, e, se você continuar de boca fechada, parte para as proteínas, ou seja, seus músculos.
Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 5 kg, no entanto, essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do fato da alimentação ser realizada adequadamente e da prática de atividades físicas de forma regular.