fleckeri
No verão é comum o aparecimento de caravelas e águas-vivas no litoral brasileiro, principalmente em São Paulo e na região sul. Mas você sabe a diferença entre as duas? Apesar de pertencerem a um mesmo grupo de animais (cnidários), elas não são iguais.
Saia da água imediatamente se você avistar ou suspeitar da presença de uma água-viva. Geralmente, é possível ver o animal na água. A água-viva pode se parecer com um saco plástico ou com uma bexiga flutuando na superfície e pode vir em grupos.
A água-viva é carnívora, ou seja, ela come outros animais; as menores comem algas e outros plânctons minúsculos, as maiores comem crustáceos e outros animais aquáticos grandes.
Verão é época de reprodução de águas-vivas e caravelas.
As águas-vivas são animais pertencentes ao Filo Cnidaria. De corpo relativamente transparente e consistência gelatinosa, possuem uma célula denominada cnidoblasto, esta capaz de provocar queimaduras e irritações dolorosas na pele daqueles que entram em contato com estes organismos.
Segundo ele, estas espécies possuem tentáculos responsáveis pela produção do cisto, substância que, se colocada em contato com o homem, libera um veneno urticante que causa irritação, inchaço e vermelhidão na pele. As águas-vivas e as caravelas pertencem ao grupo dos cnidários, o mesmo das medusas.
Pois são animais predadores e capturam pequenos animais com o auxílio dos tentáculos,e se esse tentáculos entrarem em contato com a pele humana pode causar queimaduras e se não forem tratadas da maneira correta pode causar graves problemas a saúde.